Comunicação Social

Notícia

Militares e civis são agraciados com Medalha “Regente Feijó”

        A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) promoveu na manhã desta quarta-feira (17), no Palácio da Justiça, a entrega da Medalha “Regente Feijó”. A honraria, instituída em janeiro de 2003 pelo decreto nº. 47.585, com o objetivo de homenagear civis e militares, instituições públicas e privadas, que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar em apoio ao Poder Judiciário, visando à segurança, a diminuição da criminalidade e o desenvolvimento dos trabalhos da Justiça. 
        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, um dos homenageados, abriu a solenidade com o registro da satisfação em receber os agraciados, convidando o público, que lotou o Salão do Júri, para cantar o Hino Nacional, que foi entoado sob a regência do subtenente Elias José.
        Para falar sobre a origem, o coronel PM Renato Cerqueira Campos, chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Comissão de Outorga da Medalha Regente Feijó, lembrou em que o Padre Feijó “é sem dúvida um dos personagens mais importantes para a consolidação do processo de independência e manutenção da unidade nacional”. Segundo ele, “a firmeza, a sobriedade e a competência de Feijó fizeram-no Regente do Império. Mais tarde, um dos lideres da Revolução de Sorocaba, o que resultou em sua prisão”. Regente Feijó faleceu em 10 de novembro de 1843, “cercado do respeito e da admiração de seus pares”. Para o coronel Cerqueira, “a distinção reaviva memória de todos o valor desse grande brasileiro”.
        Entre os agraciados estavam o presidente do TJSP, desembargador José Roberto Bedran; o vice-presidente, desembargador José Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Ciro Pinheiro e Campos; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla; o decano do TJSP, desembargador Antonio Luiz Reis Kuntz; o 1º vice-presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior e o ex-ministro da Economia e atual presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad  (veja outros agraciados no final do texto).
        A instituição pública homenageada foi a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), na figura de seu presidente, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Juízes, promotores de Justiça, servidores do Judiciário e Ministério Público, além de militares também foram homenageados. Quem acompanhou a cerimônia pode ainda ouvir a execução da 'Canção da Polícia Militar'. O presidente José Roberto Bedran encerrou a solenidade estendendo a homenagem a todos os policiais militares que “são os vigias da lei“. Bedran agradeceu a presença de todos e a Assessoria da Polícia Militar pelo evento que anualmente é realizado nas dependências do Tribunal de Justiça.
        Também prestigiaram a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Alvaro Batista Camilo; o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Clóvis Santinon; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alceu Penteado Navarro; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o coronel chefe do Estado Maior Especial, Marco Antonio Augusto; desembargador Alvaro Lazzarini; o assessor especial da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; as secretárias Ana Lúcia da Costa Negreiros (SPI), Diva Elena Gatti da Mota Barreto (SGRH), Mariângela Maluf Lagoa (SAS) e Sandra Regina Pereira, entre outras autoridades militares e civis e familiares e amigos dos agraciados.

        Homenageados:

        Damásio Evangelista de Jesus (professor e presidente do Complexo Damásio de Jesus);

        Benedito Roberto Garcia Pozzer (juiz de Direito);

        Maria de Fátima Gomes Muniz de Oliveira (juíza de Direito);

        Telma Angélica Figueiredo (juíza Militar);

        Michel Feres (juiz de Direito);

        Ulysses de Oliveira Gonçalves Júnior (juiz de Direito);

        José Romão de Siqueira Neto (promotor de Justiça);

        Pedro de Jesus Juliotti (promotor de Justiça);

        Rubinete Le Fosse (promotora de Justiça);

        Fernando Lopes Ribeiro da Silva (escrivão de Polícia);

        Lilian Salvador Paula (secretária de Planejamento e Recursos Humanos do TJSP);

        Cel PM Eduardo José Felix de Oliveira;

        Cel PM Sérgio Luiz dos Santos;

        Cel PM Marco Antonio Augusto;

        Cel PM Osni Sérgio Sabbatini;

        Cel PM Maércio Ananias Batista;

        Cel PM Marco Antonio Alves Miguel;

        Ten cel PM José Paulo Marcolino Rosa;

        Maj PM João Alfredo Lacorte Trinck;

        Cap PM Marcos Aurélio Martins dos Santos;

        Cap PM Hélio Lourenço Camilli;

        1º Ten PM Gustavo Alcazas de Souza;

        2º Ten PM José Carlos de Lima Santos;

        1º Sargento PM Cláudio Alves Bispo;

        1º Sargento PM Wilson Nunes da Silva;

        3º Sargento PM Homero Rocha Pereira;

        Cabo PM José Luiz da Silva;

        Cabo PM Alex Heraldo da Silva;

        Cabo PM Edson Velame da Silva;

        Cabo PM Anderson Carlos Santos.

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP