Magistrado inglês ministrará palestra no TJSP
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo recebe na próxima segunda-feira (16/6) a visita do juiz John Toulmin, da Corte de Apelação Inglesa.
O magistrado irá ministrar uma palestra sobre o tema “O Papel do Tribunal de Justiça da União Européia”.
Além dos desembargadores e juízes do TJSP, foram convidados o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, deputados, vereadores, entre outras autoridades.
O evento será realizado a partir das 15 horas na Sala Desembargador Paulo Costa (Salão do Júri), 2º andar do Palácio da Justiça, que fica na Praça Clovis Bevilacqua, sem número, centro de São Paulo.
Carreira do juiz
John Toulmin cursou a Universidade de Cambridge (1963/1966) e a Faculdade de Direito da Universidade de Michigan – LLM (1965), para onde retornou em 1983 como palestrante em Direito Internacional.
De 1965 até 1997 foi Barrister, especializado em Direito Comercial, Internacional e negligência médica (incluindo Direito Administrativo e negligência clínica).
Em 1980, Toulmin tornou-se "Queen’s Counsel" aos 39 anos de idade e, em 1993, Presidente do Conselho dos Advogados Europeus.
Em 1994, foi outorgada a ele a ordem “Companion of the Order of St. Michael and St. George” (CMG) pelos serviços prestados para o Direito Europeu. No ano seguinte, recebeu a condecoração de mérito do governo austríaco (Grosse Ehrenzeichen für Verdienst an die Republik Österreich – Austrian Great Decoration of Merit).
Dois anos depois, em 1997, foi recrutado para a função de juiz do Tribunal de Apelação Inglês. Desde 1998, atua como juiz da Corte de Tecnologia e Construção do Tribunal de Apelação Inglês, atuando em casos relacionados à área de construção e tecnologia nacional e internacional. Em 2006 foi eleito membro do King’s College, em Londres (FKC).
John Toulmin foi responsável pelas negociações da Profissão Jurídica Européia (European Legal Professions) na criação do Estatuto Diretivo da Comunidade Européia na Rodada do Uruguai do GATT e nas negociações para liberalização da advocacia na União Européia.
Dentre suas inúmeras publicações, destacam-se a edição do Estatuto Diretivo da Comunidade Européia (EU Legal Systems/1993); criação do Código de Conduta dos Advogados Europeus (EFTA Legal Systems/1994) e artigos sobre Liberalização da Advocacia (Free Movement of Lawyers), Código de Conduta Mundial (World Wide Code of Conduct) e Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization).