TJSP apresenta projeto “Central de Mandados”
Por iniciativa da presidência do Tribunal de Justiça, representada pelos juízes assessores Cláudio Augusto Pedrassi e José Maria Câmara Júnior foi realizada ontem (12/6) a apresentação do “Projeto Central de Mandados” para Oficiais de Justiça da Capital.
A Seção de Distribuição de Mandados é um projeto da presidência do TJSP e tem por objetivos principais a padronização dos procedimentos, racionalização dos recursos existentes, otimização dos percursos, equalização da carga de trabalho, celeridade no cumprimento das diligências e aferição da produtividade.
A participação dos oficiais de justiça no processo de criação e configuração das “centrais” é de extrema importância para obtenção de sucesso no projeto.
Para que se atenda às peculiaridades locais é necessária a integração dos agentes que são os conhecedores de cada região de atuação, bem como que haja adequada estrutura tecnológica e física. Para tanto, a Presidência empreende esforços na compra de equipamentos de informática e estudos de melhor ocupação dos prédios.
As funcionalidades do sistema e o modelo configurado para o Projeto Piloto da Comarca de Guaratinguetá foram apresentados, com a participação das equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria da Primeira Instância que prestaram esclarecimentos e dirimiram dúvidas suscitadas durante o encontro. Também foram colhidas sugestões para análise frente aos novos projetos.
Durante o evento, o fluxo do processo de trabalho desenhado para a Comarca de Guaratinguetá foi explicado, bem como todas as etapas desde sua criação até a efetiva implantação e o seu posterior acompanhamento.
Representantes da SADM da Comarca de Guaratinguetá pontuaram os benefícios obtidos com a implantação do “Projeto Piloto”, trazendo inclusive propostas para ajuste do sistema, visando melhor aproveitamento da ferramenta.
A integração dos Oficiais de Justiça no processo de criação e implantação do projeto “Central de Mandado” é diretriz primordial na nova gestão do Tribunal de Justiça.