Por trás de cada decisão e atendimento, mais de 41 mil servidores fazem a Justiça paulista acontecer
Dedicação e compromisso que sustentam o Judiciário.
Em 1972, Rosangela Maria Bravo Meneghette, aos 18 anos, iniciou sua trajetória no serviço público como escrevente da então Vara Única de Penha de França. “Tomei posse solenemente. Antigamente era assim: de saia, sapato de salto, em uma sala do Palácio da Justiça. Entrávamos de cinco em cinco para assinar o termo de posse”, relembra. Cinquenta e três anos depois, Rosangela é a servidora em atividade com mais tempo de serviço entre as mais de 22 mil mulheres que hoje atuam no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ao recordar sua caminhada, ela fala com orgulho e convicção sobre o papel que exerce. “Entendo que o serviço público é essencial para a população, e a prestação jurisdicional feita por mim e meus colegas é fundamental para atender quem recorre à Justiça.”
Assim como Rosangela, Deosded Aparecido Savi também construiu uma vida dedicada ao serviço público. Em dezembro, ele completará 55 anos de TJSP, sendo o servidor com mais tempo de atuação. “O TJSP não é apenas o meu local de trabalho — é parte da minha história, e me sinto grato por cada passo dessa caminhada”, diz. Pelos anos de trabalho, Deosded já foi condecorado com o Diploma Ramos de Azevedo, em reconhecimento à sua longa e exemplar dedicação.
Assim como Rosangela e Deosded, a história de amor e dedicação ao trabalho se repete nos fóruns e unidades de todo o estado, revelando o compromisso silencioso de mais de 41 mil servidores que são fundamentais para o funcionamento da Justiça. São pessoas que contribuem para que o cidadão encontre no Judiciário um espaço de acolhimento, respeito e solução.
E é também com zelo e compromisso que, todos os dias, os servidores do Judiciário bandeirante asseguram a prestação jurisdicional no maior Tribunal do mundo, responsável por movimentar milhares de processos por dia, contando atualmente com cerca de 15 milhões de ações em andamento só na 1ª instância. O trabalho dessas pessoas garante aos mais de 45 milhões de paulistas um acesso eficiente à Justiça, que vai do atendimento nos balcões ao cumprimento das decisões judiciais, passando pela tramitação eletrônica e pela condução de atos processuais.
Com a intenção de comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo presta homenagem a todos que constroem a Justiça. Para prestigiar esses profissionais, que atuam com empenho e responsabilidade, o TJSP produziu um vídeo reunindo parte do seleto grupo de 24 servidores, entre ativos e inativos, que já dedicaram cinco décadas ou mais de suas vidas à instituição.
Clique aqui para assistir.
“O Tribunal de Justiça de São Paulo expressa sua gratidão e reconhecimento a todos que, com dedicação e compromisso, contribuem para a realização de sua missão. Que nossa história continue a ser escrita com o mesmo propósito que nos inspira todos os dias: servir à Justiça e, por meio dela, servir à sociedade com excelência, presteza e vocação”.
Fernando Antonio Torres Garcia
Presidente
*N.R.: Texto originalmente publicado no Dejesp de 29/10/25
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / MS (layout)
Siga o TJSP nas redes sociais: