José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues e Diniz Fernando Ferreira da Cruz assumem cargo de desembargador
Posse administrativa no Palácio da Justiça.
“É com imensa alegria que nos reunimos para que empossar dois novos colegas, que ascendem ao último grau das nossas difíceis carreiras. Ambos na Magistratura há muitos anos, com uma vida dedicada ao Poder Judiciário de São Paulo. É um momento de muita alegria para esses colegas, que chegaram aonde chegaram mercê de seus trabalhos dedicados, corretos e com muita competência.” Com essas palavras o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, deu posse, hoje (23), aos desembargadores José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues e Diniz Fernando Ferreira da Cruz.
O ato reuniu integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); familiares e amigos dos empossados; colegas de Magistratura e servidores na Sala “Advogado José Adriano Marrey Júnior”.
Após a assinatura do livro de posse, os novos integrantes do Tribunal Pleno do Judiciário paulista teceram breves palavras sobre o momento único em suas vidas. José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues lembrou de seu pai, o também desembargador Antonio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, falecido em setembro, e reconheceu o apoio dos familiares e servidores de seu gabinete. “Hoje, como homenagem a meu pai, venho calçando os sapatos dele. Tive ele como exemplo, assim como inúmeros outros colegas que estão aqui”, salientou. Ele também agradeceu ao presidente Fernando Antonio Torres Garcia, que o recebeu há mais de 30 anos e a quem admira “desde o primeiro dia”. “Dediquei minha vida ao Tribunal e vou continuar dedicando”, concluiu.
O desembargador Diniz Fernando Ferreira da Cruz evidenciou o compromisso de integrar a instância mais elevada da jurisdição de São Paulo. Em seguida, agradeceu à família, em especial aos irmãos, o desembargador Gilberto Ferreira da Cruz e o juiz substituto em 2º Grau Guilherme Ferreira da Cruz; e aos integrantes da 1ª Câmara de Direito Criminal, onde atuou por muitos anos. “A trajetória até aqui não se construiu isoladamente, mas com o ensinamento de mestres e o apoio incondicional da minha família. Muitos desafios enfrentei na carreira e, com certeza, outros virão; mas, com disposição e dedicação, serão vencidos. Espero continuar contribuindo com meus pares para o fortalecimento da nossa jurisdição”, declarou.
Pela família dos empossados, estiveram presentes a esposa do desembargador José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues, Silvia Maria de Souza Bittencourt Rodrigues; a mãe, Maria Lúcia de Souza Rodrigues, a irmã, Maria do Carmo de Bittencourt Rodrigues; e o cunhado, o advogado Francisco Cahali. Da família do desembargador Diniz Fernando Ferreira da Cruz, participaram a esposa, a advogada Carina da Silva Araújo; e os dois irmãos, magistrados do TJSP.
José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues – Nasceu em São José do Rio Preto, em 1966. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto para a 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em Caraguatatuba. Também atuou em Osasco, Pariquera-Açu, São Sebastião e na Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2022.
Diniz Fernando Ferreira da Cruz – Nasceu em 1960, em Santa Cruz do Rio Pardo. Formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Santos, turma de 1983. Foi nomeado juiz substituto para a 25ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ourinhos, em 1988. Também judicou em Santos, Urupês, Cajamar, Barretos e São José do Rio Preto. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 2014.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: