Comunicação Social

Notícia

Outubro Rosa: TJSP apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama

Diagnóstico precoce salva vidas.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo se preocupa e apoia a campanha Outubro Rosa, iniciativa que conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o principal tipo entre mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Durante o mês, o TJSP realizou ações junto a magistrados, servidores e demais integrantes do sistema de Justiça para difusão de conhecimento.

Entre 2023 e 2025, foram registrados 73,6 mil novos casos, o equivalente a cerca de 42 a cada 100 mil mulheres, sendo que aproximadamente 30% são diagnosticadas antes dos 50 anos. Quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama pode ter até 95% de chance de cura – e os índices de sobrevida chegam a 90% em cinco anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A mamografia, recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, é a principal forma de rastreamento. O autoexame, embora não substitua a mamografia, pode auxiliar na identificação de alterações no corpo. Entre 5% e 10% dos casos estão relacionados a fatores hereditários, mas o Ministério da Saúde estima que cerca de 30% podem ser evitados com mudanças no estilo de vida: manter alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, evitar tabagismo e reduzir o consumo de álcool.

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulos, normalmente indolores, duros e irregulares. Outros sinais são pele da mama avermelhada, alterações nos mamilos, secreção e nódulos na região das axilas. Ao notar qualquer uma dessas modificações, procure o serviço de saúde. O câncer de mama também pode acometer homens – eles representam cerca de 1% dos casos.

 

Confira as ações desenvolvidas no mês pelo TJSP:

 

8ª edição do Corte Solidário

A iniciativa, promovida pela Diretoria da Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) em parceria com a rede de cabeleireiros Soho Hair, ocorreu no último dia 7 de outubro, no Palácio da Justiça. Foram 97 doações mechas de cabelo e R$ 2,8 mil arrecadados para a confecção de perucas a pessoas em tratamento quimioterápico. Os interessados também podem enviar mechas pelo correio, conforme as orientações disponibilizadas no site da Cabelegria.

 

Palestras na Escola Paulista da Magistratura

O evento Outubro Rosa foi realizado pela Associação dos Serventuários de Justiça dos Cartórios Oficializados do Estado de São Paulo (ASJCOESP), em parceria com o TJSP e a Escola Paulista de Magistratura (EPM), na quarta-feira (22). A dirigente da ASJCOESP Fabiana Mauzer falou sobre a psicossomática no câncer de mama e os fatores emocionais que contribuem para o desenvolvimento da doença. Em seguida, as advogadas Ísis Tavares Vaichen e Débora Cunha Rodrigues abordaram os direitos de pacientes com câncer de mama, como, por exemplo, a isenção de imposto de renda na aposentadoria e o andamento prioritário de ações judiciais.

A nutricionista Virgínia Siqueira falou da importância de uma nutrição balanceada, que siga a orientação de profissionais, nos casos de diagnóstico positivo para o câncer. Na sequência, a diretora executiva do Instituto Protea Cristina Assumpção apontou a relevância da mamografia, o número de casos no Brasil e os sintomas e alterações mais comuns.

 

Palestra Daps live – Guarda-roupa Social, Imagem Pessoal e Autoestima

Realizado em parceria entre a Diretoria da Saúde e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), o evento online ocorreu no último dia 16 de outubro, buscando apoiar mulheres na construção de uma imagem corporativa que comunique autoridade, credibilidade e autenticidade. Palestraram a diretora de projetos da organização sem fins lucrativos Guarda Roupa Social, Georgia Miyazaki, e a consultora de imagem e assistente técnica de gabinete judiciário do TJSP Ilana de Fátima Sousa Miranda. 

 

Consultas

No TJSP, servidoras e magistradas têm acesso a consultas ginecológicas no ambulatório do Centro Administrativo da Consolação, mediante agendamento pelo telefone (11) 2711-1781. Contribuintes do Iamspe também podem agendar a coleta de Papanicolau no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles – saiba mais pelo telefone (11) 3489-6749.

     Além dessas ações, muitas unidades judiciais aderiram à campanha ao longo do mês, com magistrados e servidores, homens e mulheres, vestindo roupas de cor rosa para fortalecer a conscientização junto ao público interno e a todos que frequentam os prédios do Judiciário. 

Comunicação Social TJSP – BB e MB (texto) / PS e MB (fotos) / IN (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP