Comunicação Social

Notícia

Comitiva do TJPR participa de agenda sobre eproc no TJSP

Programação com visitas a diferentes setores.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) recebe, nesta semana, visita de comitiva do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que participa de reuniões com diferentes setores para conhecer detalhes do processo de implantação do eproc no Judiciário paulista. Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, recepcionou os magistrados paranaenses, o desembargador Eduardo Casagrande Sarrão e juíza auxiliar da Presidência, Jurema Carolina da Silveira Gomes. “As equipes do TJSP estão integralmente à disposição para prestar todas as informações técnicas e compartilhar nossas experiências de planejamento e transição ao eproc. É uma satisfação colaborar com o TJPR, replicando a mesma cooperação que recebemos dos tribunais orientadores nas etapas que antecederam nossa decisão”, afirmou o presidente. Também estavam presentes os juízes assessores da Presidência do TJSP Karina Ferraro Amarante Innocencio, Rodrigo Nogueira, Felipe Albertini Nani Viaro e Cristiano de Castro Jarreta Coelho.
No período da tarde, o desembargador Antonio Carlos Alves Braga Junior, coordenador da área de TI da Corte paulista, conduziu reunião técnica, ocasião em que foi apresentado o planejamento do TJSP para a implantação do eproc – sistema desenvolvido e gerenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) – e as principais decisões tomadas desde a escolha pela migração de plataforma. Também foram pontuados os motivos que levaram à adoção do novo sistema, as reuniões e visitas técnicas aos tribunais orientadores e os benefícios esperados com as novas funcionalidades. “É uma grande satisfação receber colegas do TJPR e poder compartilhar, nestes três dias, um pouco do que vivenciamos desde maio de 2024, quando estivemos em Santa Catarina para conhecer, in loco, o funcionamento do eproc. Naquele momento ainda não havia uma decisão tomada. Estávamos avaliando alternativas, inclusive a renovação do sistema então utilizado, mas entendíamos que era essencial ter um plano B sólido”, contou o magistrado.
Além do desembargador Eduardo Casagrande Sarrão e da juíza Jurema Carolina da Silveira Gomes, também compõem a comitiva do TJPR o vice-secretário-geral, Rafael Cury Zacharias; a secretária de Tecnologias da Informação e Comunicação, Andreia Karla Dorce, e servidores de diferentes áreas. “Gostaria de agradecer, em nome da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná e da nossa equipe, pela recepção calorosa e amistosa que nos foi dada pelo TJSP. Essa acolhida certamente proporcionará uma visita muito produtiva e valiosa para o nosso Tribunal”, disse o desembargador Eduardo Sarrão. Também estavam presentes os secretários de Governança de Sistemas e de Tecnologia da Informação do TJSP, Fabiano Sousa Martins e Marco Antonio Lopes Samaan, e servidores das respectivas secretarias.
A equipe paulista também detalhou as etapas do processo de transição: os estudos técnicos, a identificação de pontos de atenção, a revisão de fluxos internos, a criação da Secretaria de Governança de Sistemas, a importância da capacitação de magistrados, servidores e demais atores do sistema de Justiça, suporte técnico e estratégia de comunicação. Também foram abordadas as primeiras implantações, nas competências de Juizado Especial Cível, Colégio Recursal e Centros Judiciários de Solução de Conflitos (1º ciclo) e, agora, na área Cível (2º ciclo em andamento – veja cronograma).
Tanto o desembargador Alves Braga, como os juízes assessores Felipe Albertini Nani Viaro e Cristiano de Castro Jarreta Coelho destacaram que o sucesso do eproc está diretamente ligado ao modelo de desenvolvimento colaborativo, em que os tribunais integrantes da comunidade contribuem de forma conjunta para atualizações, melhorias e criação de novos módulos. Atualmente, a coordenação do sistema eproc na Justiça estadual está a cargo dos Tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul – os primeiros a adotá-lo.
Nesta terça-feira (29), a comitiva do TJPR participará de reuniões com as áreas negocial e técnica, ocasião em que receberão informações sobre normativos, certidões, infraestrutura de TI, integrações com sistemas. Na quarta (30), será realizada visita em unidade judicial que já atua com o eproc.

 

Histórico
O TJSP anunciou a adesão ao eproc em julho do ano passado. Após a fase de planejamento da transição de sistemas, a implantação teve início em 31 de março, abrangendo as competências do JEC, Colégio Recursal (turmas cíveis) e Cejuscs, e seguirá gradualmente por aproximadamente quatro anos, até atingir todas as áreas da Justiça estadual paulista. 
Cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o sistema tem funcionalidades há muito tempo desejadas pelos profissionais paulistas, como controle de prazos, integração com outros órgãos, automatização de tarefas repetitivas, apuração de custas, acesso pelo celular, entre outras atividades que ajudam no aumento da produtividade. É intuitivo, ágil na resposta dos comandos e estável. O índice de satisfação do usuário também é considerado um dos mais altos no Judiciário e na Advocacia.

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP