TJSP recebe estudantes de Direito da UniFECAF de Taboão da Serra para júri simulado
Atividade apresentou caso verídico.
Estudantes de Direito da UniFECAF de Taboão da Serra vivenciaram, ontem (10), a prática de um Tribunal do Júri em sessão simulada no Salão do Júri do Palácio da Justiça - local onde ocorreram alguns dos mais emblemáticos julgamentos do país entre 1927 e 1988. A atividade integra iniciativa do Tribunal de Justiça do São Paulo que, frequentemente, abre suas portas para proporcionar aos futuros magistrados, advogados, promotores, defensores públicos e demais profissionais do Direito a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“Agradeço ao Tribunal de Justiça, aos alunos aqui presentes, mesmo durante as férias acadêmicas, e aos professores que auxiliaram nessa jornada”, destacou o coordenador do curso, professor Mayke Akihyto Iyusuka, na abertura da atividade.
O julgamento foi inteiramente conduzido por alunos, que representaram o juiz presidente do Tribunal do Júri, jurados, promotores, advogados e a ré. A sessão tratou de caso real de crime cometido por mulher, que matou o marido com arma de fogo e, em seguida, esquartejou o corpo. Ao fim dos debates, o Conselho de Sentença votou pela condenação da acusada por homicídio qualificado e destruição, subtração ou ocultação de cadáver.
O professor Ricardo Martins, que auxiliou na condução do júri, reiterou os agradecimentos ao Tribunal e parabenizou os participantes. “Estou muito satisfeito com a atuação de todos. Espero que o dia de hoje tenha sido de muito aprendizado, esse é o real sentido de um júri simulado. São ocasiões como essa que marcam a carreira acadêmica dos alunos”, disse. Também participaram da atividade as professoras Cristiane Caetano Simões e Juliana Brito.
Como participar – Universidades interessadas em realizar sessões no Palácio da Justiça podem fazer o agendamento on-line neste link.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp