TJSP na Mídia: projeto que utiliza WhatsApp para intimações é destaque na imprensa
Juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho concede entrevistas.
O início do projeto-piloto do Tribunal de Justiça de São Paulo para envio de intimações judiciais pelo WhatsApp, pelo número oficial (11) 4802-9448, repercutiu, na última semana, em diversos veículos da imprensa: SBT, Band, Rádio Bandeirantes e Rádio BandNews. O juiz assessor da Presidência na área de Governança de Sistemas, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, concedeu as entrevistas.
Os testes foram iniciados na Vara Central da Violência Doméstica da Capital, nas Varas da Família do Foro Regional da Lapa, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Itaquera e nos Juizados Especiais Cíveis de São Miguel Paulista (SP) e de São Carlos, com previsão de expansão para todas as unidades do Estado.
A reportagem veiculada no SBT Brasil reforçou que somente as partes que autorizarem receberão intimações pelo WhatsApp e destacou os impactos da medida nos processos, especialmente aqueles envolvendo violência doméstica. “Quando ela [a vítima] faz o boletim de ocorrência e pede uma medida protetiva, é indagada se concorda em ser procurada por telefone e deixa o número no próprio boletim de ocorrência. É possível ser intimada logo na sequência, por aquele telefone que ela deu”, explicou o juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho.
O Jornal da Band, a Rádio Bandeirantes e a Rádio BandNews enalteceram o uso da ferramenta para promover maior agilidade aos processos – nas duas primeiras semanas, foram cerca de 200 intimações pelo WhatsApp. As matérias também alertaram a população sobre golpes. Sobre o assunto, o juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho afirmou: “É uma comunicação mais rápida, mais eficiente. É um serviço de mão única. Só mandamos um PDF, da intimação. Não vamos enviar link para clicar, não vamos pedir documentos, não existe qualquer tipo de comunicação nessa intimação.”
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LF (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: