Sessão especial marca aposentadoria da desembargadora Maria Cristina Zucchi após quase 24 anos na Magistratura
Magistrada oriunda do 5º Constitucional – Classe Advogado.
A desembargadora Maria Cristina Zucchi foi homenageada, hoje (31), em sessão de julgamento na 34ª Câmara de Direito Privado, sua última antes da aposentadoria. O ato, realizado após quase 24 anos de judicatura, foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores, juízes, integrantes do sistema de Justiça, familiares e servidores.
Fernando Torres Garcia enalteceu a trajetória da homenageada e agradeceu os trabalhos em prol do povo bandeirante. “Um quarto de século de dedicação exclusiva, com muita competência, empenho e zelo no exercício da judicatura. A Ordem dos Advogados do Brasil nos cedeu temporariamente, mas ficará eternamente gravada nos anais deste Tribunal a passagem gloriosa de Maria Cristina Zucchi”, afirmou o presidente, destacando que a magistrada continuará na coordenação do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nuapsi). Ele destacou, também, a relevância do dia de hoje, com dois marcos para o Judiciário: o início de uma nova era tecnológica para o TJSP, com a implantação do sistema eproc, e a homenagem à magistrada que deixará saudades e legado no Judiciário paulista.
Em nome do Ministério Público, o procurador de Justiça Renato Fernando Casemiro lembrou da época em que começou a atuar em 2º Grau e foi recebido pela colega. “Ela torna o ambiente mais saudável e incentiva o debate, permitindo que o trabalho flua com mais leveza. Todos os seus votos são uma aula. Perde o TJSP uma grande magistrada e uma grande brasileira”.
A ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Patrícia Vanzolini, falou em nome da advocacia paulista e do presidente da entidade, Leonardo Sica, também presente. “Maria Cristina Zucchi certamente abriu caminhos para outras mulheres. Competência, dedicação, caráter e sensibilidade são características de todos e todas que decidem se dedicar a uma carreira jurídica”, proferiu.
Na sequência, os integrantes da 34ª Câmara de Direito Privado prestaram suas homenagens. “Um ser humano maravilhoso, julgadora exemplar, firme nas suas convicções e amiga do diálogo. Tínhamos sempre a sensação de que a Justiça tinha sido feita em cada caso”, disse o presidente do colegiado, desembargador Luiz Augusto Gomes Varjão. “Coração voltado para a Justiça, com uma trajetória espetacular. Deixa uma marca de firmeza, competência, senso de Justiça e espírito público”, salientou o desembargador Rômolo Russo Júnior. “Rotineiramente, pela forma com que conduz as sessões, é elogiada e enaltecida pelos advogados”, realçou o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior. “Nessa mulher de fé, educada, orientadora e educadora obtive o exemplo de um ser humano inspirado”, expôs o desembargador Iasin Issa Ahmed. “Exímia pianista e dedicada às artes, com votos maravilhosos e intervenções precisas”, descreveu o desembargador Antonio Benedito do Nascimento.
Ao fazer uso da palavra, a desembargadora Maria Cristina Zucchi agradeceu a todos e falou com afeto das memórias construídas ao longo da carreira, em especial o posto de primeira magistrada eleita para o Órgão Especial. “Paro no ponto de chegada, onde a estrada termina, olho para trás, e vejo que percorri todo o caminho com muito amor, dei ao TJSP o melhor de mim. Entreguei-lhe trabalho, luta, dedicação, sacrifícios, renúncia, resiliência, apoio, lealdade e o estandarte da união da Advocacia e da Magistratura, que fazem todo o sentido juntas”, discursou.
Também participaram da homenagem os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); os presidentes do TJSP nos biênios 2014/2015 e 2016/2017, respectivamente, desembargadores José Renato Nalini e Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o vice-presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça no biênio 2006/2007, desembargador Gilberto Passos de Freitas; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Thiago Elias Massad; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Euclydes José Marchi Mendonça, representando o presidente; os integrantes da 33ª Câmara de Direito Privado, desembargadores Carlos Alberto de Sá Duarte, Luiz Eurico Costa Ferrari (presidente), João Carlos Sá Moreira de Oliveira, Ana Lucia Romanhole Martucci e Carmen Lucia da Silva; os familiares da homenageada Ronaldo José Zucchi (irmão) e José Dimas dos Santos Pereira (tio); desembargadores, juízes, integrantes do sistema de Justiça, servidores e amigos. Os filhos, Fernanda Cristina Zucchi de Camargo e Fernando Prestes de Camargo Filho, ambos residentes fora do Brasil, acompanharão a homenagem recebida pela mãe pelo vídeo gravado na ocasião.
Trajetória - Maria Cristina Zucchi nasceu em São Paulo (SP), em 1950. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1973. É mestre em Direito pela USP e pela Faculdade Cumberland de Direito, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. É doutoranda em Direito Civil e Direito Constitucional na USP. Atuou na advocacia, entre 1975 e 2001, e é professora desde 1990. Em 2001, foi nomeada juíza do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, pelo critério do 5º Constitucional – Classe Advogado, sendo empossada desembargadora em 2005. Integrou o Órgão Especial entre 2018 e 2022. É coordenadora do Nuapsi, desde 2018, e integrante da Coordenadoria da Área de Formas Alternativas de Solução de Conflitos da EPM desde 2024.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp