#ReciclaTJ: Fóruns de Assis e Presidente Prudente se destacam na campanha
Recolhimento de esponjas e materiais de escrita.
Os fóruns de Assis e de Presidente Prudente são os destaques da campanha #ReciclaTJ com ações que arrecadaram grande quantidade de esponjas e de materiais de escrita. Os itens serão revertidos em recursos para entidades sem fins lucrativos após envio a centros de reciclagem.
Em Assis, a campanha junto a instituições de ensino, supermercados, condomínios e unidades de saúde contribuiu para o recolhimento de 24 quilos de esponjas e 8 quilos de materiais de escrita. Para a supervisora de serviço da administração do Fórum, Alexandra Aparecida Chacon Dorigheli, a ação é importante para promoção de uma nova cultura de cuidado com o meio ambiente. “Aqui na comarca, o #ReciclaTJ foi abraçado com muito afinco e dedicação. Diariamente vemos a mudança de hábito com as esponjas que antes eram jogadas no lixo, e hoje são trazidas para o descarte correto”, declarou.
No Fórum de Presidente Prudente, foram recolhidos 5,4 quilos de materiais de escrita e 2,7 quilos de esponjas por meio do engajamento de servidores que trazem os materiais de suas residências e depositam nos pontos de coleta do prédio. A agente operacional Danielle Cristine Pereira Lopes enfatizou o empenho nas ações relacionadas do programa com reflexo nos números obtidos pelo Fórum. “A receptividade de todos à campanha foi tão positiva que conseguimos um acréscimo de 11% no total de itens recolhidos em relação ao ano anterior. Para nós, é muito gratificante perceber o engajamento de todos", observou.
#ReciclaTJ
Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo e entregar os materiais coletados pela iniciativa. São aceitos os seguintes itens: esponjas sintéticas, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais.
Após coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de objetos como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade. Consulte o endereço do local mais próximo aqui.
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / LF (foto)
Siga o TJSP nas redes sociais: