Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: Projeto Pardal, Sarau Mil Grau e ações de sustentabilidade em Hortolândia

Imprensa repercute iniciativas do Judiciário paulista. 
 
Três iniciativas do Tribunal de Justiça de São Paulo foram destaque na mídia impressa e televisiva nos últimos dias. O jornal Diário da Região repercutiu, nas versões impressa e digital, o Projeto Pardal, vencedor do 4º Prêmio Prioridade Absoluta, que será entregue hoje (18), em cerimônia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O jornal SPTV, da Rede Globo, abordou a 4ª edição do “Sarau Mil Grau”. Já o Correio Popular destacou ações de sustentabilidade na Comarca de Hortolândia.  
 
Projeto Pardal 
O Diário da Região destacou a iniciativa da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Casa, que oferece cultura a jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A matéria salientou que as atividades contribuem para a ressocialização. “Ao possibilitar o acesso a ambientes culturais, estamos apresentando aos jovens uma nova perspectiva de futuro por meio do conhecimento e das artes. No Fórum, há uma exposição de máscaras africanas produzidas por eles. Também tenho guardadas resenhas muito boas, escritas por alguns adolescentes sobre o texto ‘Sonho de um homem ridículo’, de Dostoiévski. Há jovens com muito potencial”, declarou o juiz Evandro Pelarin, idealizador do projeto. 
 
Sarau Mil Grau 
Matéria do jornal SPTV de segunda-feira (16) acompanhou a 4ª edição do “Sarau Mil Grau”, que realiza trade de apresentações artísticas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento ou em cumprimento de medida socioeducativa, promovendo cidadania e inclusão social. À reportagem, o juiz Iberê de Castro Dias, idealizador do projeto, destacou a cultura como direito previsto na Constituição Federal. “Há atributos que a psicologia e a pedagogia já reconhecem como fundamentais para que a pessoa consiga se desenvolver sob o aspecto psicomotor e social. A arte é uma forma de expressão para a sociedade. No caso dessas crianças e adolescentes que passam por diversas dificuldades ao longo da vida, as expressões artísticas assumem um papel ainda mais relevante”, disse. 
 
#ReciclaTJ 
No domingo (14), o jornal Correio Popular abordou a campanha #ReciclaTJ, que coleta esponjas e materiais de escrita nos fóruns de todo o estado para encaminhamento a centros de reciclagem, onde passam por logística reversa e geram recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. A matéria também apontou outras práticas sustentáveis do fórum, como a redução no uso de papel, no volume de impressões e no consumo de energia e água. “O TJSP é considerado o maior Tribunal do mundo em volume de processos, correspondendo a 25% do total de ações em andamento em toda a Justiça brasileira e contando com mais de 40 mil servidores espalhados em mais de 600 prédios no Estado. Tais indicadores demonstram o volume de recursos necessários para o funcionamento da Corte bandeirante. Por isso, ações como o Plano de Logística Sustentável do TJSP são essenciais para diminuir o impacto ambiental causado pelas atividades judiciárias”, afirmou a matéria.  
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MS (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP