Comunicação Social

Notícia

Boas práticas: ações no fórum de São Miguel Paulista e nas comarcas de Marília e Barra Bonita

Aprimoramento dos trabalhos no Judiciário paulista. 
 
O Fórum de São Miguel Paulista, na Capital, e as comarcas de Barra Bonita e de Marília promoveram ações voltadas para o aprimoramento da prestação jurisdicional e para melhoria no ambiente de trabalho. São iniciativas que refletem o compromisso com o fortalecimento dos vínculos sociais e institucionais, contribuindo para uma atuação mais humanizada e eficiente da Justiça de São Paulo. 
 
São Miguel Paulista 
Funcionários e magistrados participaram da primeira palestra de um ciclo de ações dedicadas ao esclarecimento e prevenção do assédio moral e sexual no trabalho. Na ocasião, 63 servidores e terceirizados receberam informações sobre como identificar, prevenir e combater comportamentos que prejudicam o bem-estar e a saúde no ambiente profissional.  
“A iniciativa é um passo importante na construção de uma cultura organizacional que prioriza o diálogo e a prevenção, reforçando o papel fundamental de cada indivíduo na criação de um ambiente livre de assédio e discriminação”, afirmou a juíza diretora do fórum, Vanessa Carolina Fernandes Ferrari. Também palestraram os juízes das 1ª e 2ª Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Tatiane Moreira Lima e Roberto Luiz Corcioli Filho. 
 
Barra Bonita  
Representantes do Judiciário e da rede de atendimento a crianças e adolescentes de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê se reuniram, ontem (17), para discutir um novo fluxo de atendimento, com padronização de procedimentos e ações conjuntas. A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela juíza da 2ª Vara de Barra Bonita, Anna Sylvia Rodrigues, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e evitar os acolhimentos institucionais. 
“Ao assumir a comarca, percebi que os órgãos da rede trabalhavam de forma isolada. Partimos do pressuposto de que toda unidade de atendimento é porta de entrada para identificarmos situações de violação de direitos”, salientou a magistrada. Participaram os prefeitos de Barra Bonita e de Igaraçu do Tietê, respectivamente, José Luis Ricci e Ricardo Verpa; e integrantes do Conselho Tutelar e áreas da Saúde, Assistência Social e Educação.    
 
Marília 
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Marília realizou, entre agosto e dezembro, o projeto “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã”, que ofereceu orientações jurídicas para a população de Vera Cruz, município vinculado à comarca. Os atendimentos aconteceram uma vez por mês, ocasião em que foram esclarecidas dúvidas sobre direito do consumidor, locação de imóveis, acidentes de trânsito, renegociação de dívidas, planos de saúde, divórcio, fixação de alimentos, regulamentação de guarda, entre outros. “O objetivo é fomentar a cultura da pacificação social e aproximar o Poder Judiciário do cidadão, viabilizando a solução de seus conflitos de forma ágil e descomplicada por meio de sessões de conciliação e mediação”, ressaltou o juiz coordenador do Cejusc, José Antonio Bernardo. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / Divulgação (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP