Ruy Alberto Leme Cavalheiro se despede da Magistratura em sessão da 3ª Câmara de Direito Criminal
Desembargador homenageado por colegas do TJSP.
O desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro foi homenageado hoje (10), em sua última sessão na 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, cercado de amigos, servidores, integrantes do sistema de Justiça e familiares. Após quase 40 anos de dedicação à Magistratura paulista, ele se aposenta, sendo também reconhecido pelos colegas da 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, que prestaram suas homenagens na última quinta-feira (5).
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu a sessão de hoje, que também teve a participação de outros integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal). Ao se referir ao amigo de mais de quatro décadas e colega da Seção de Direito Criminal, o chefe do Judiciário paulista destacou que o desembargador é um dos grandes nomes do quadro do Tribunal. “Ruy sempre esteve presente nos principais momentos da Seção de Direito Criminal e foi um modelo de juiz, digno de exemplo para as gerações futuras. Hoje, em sua última sessão, entrega a toga de maneira impoluta, como a recebeu há quase 40 anos”, declarou.
Em nome do Ministério Público de São Paulo, o procurador de Justiça Marco Antonio Marcondes Pereira destacou os laços de Ruy Alberto Leme Cavalheiro com a instituição. Seu pai, Plínio Cavalheiro, foi procurador de Justiça e o filho, Ruy Fernando, é procurador do Trabalho. “É uma pessoa com todos os predicados positivos, um magistrado que respeitou e respeita o MP. Mesmo aposentado, continuará sendo essa locomotiva de amor pela Justiça e pelo Direito”, disse.
Camargo Aranha Filho exaltou a trajetória do homenageado. Falou de seu comprometimento, conhecimento, cooperação e os ensinamentos que deixará. “Vossa Excelência transbordou o simples ato de julgar. Muito nos auxiliou, também, na Escola Paulista da Magistratura, emprestando seus ensinamentos e trazendo à luz conhecimentos aos colegas menos experientes. Suas decisões são sempre justas, estudadas, dedicadas e pensadas”, salientou o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP.
O desembargador Luiz Antonio Cardoso falou em nome dos colegas da 3ª Câmara – Luiz Toloza Neto, Airton Vieira, Marcia Lourenço Monassi, Jayme Walmer de Freitas e Hugo Leandro Maranzano. Ele agradeceu pela oportunidade de convivência e pelo legado. “Conhecedor profundo das áreas em que atua, Vossa Excelência faz por merecer todos os predicados designados. Sua biografia, sua experiência, sua sabedoria, inteligência, honestidade e determinação o tornam um homem plural, dono de muitos saberes. Sua independência, doutor Ruy, altivez e ousadia são valores imensuráveis, demostrados tanto como julgador quanto como professor.”
Muito emocionado, Ruy Alberto Leme Cavalheiro falou da honra e alegria em se aposentar após longa e profícua caminhada. Relembrou o ingresso na Magistratura, em 1985, as comarcas por onde passou e os amigos que fez. “Trajetória que me orgulha”, destacou. Agradeceu aos magistrados, servidores e à família pelo apoio ao longo dada carreira. “Deixando agora minha judicatura, tenho a alegria de saber que não pertenci a esta ou aquela vara, departamento ou câmara. Mas, sim, que fiz parte e continuarei a fazer parte do grupo de magistrados que bem procuram exercer suas atividades. Ou seja, a honra, a alegria de estar com eles e ter estado com eles se sobrepõe ao fim”, finalizou.
Também prestigiaram a homenagem o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; os familiares de Leme Cavalheiro: a esposa Denise Robles, os filhos Ruy Fernando, Ana Teresa e Fabio José, o irmão Ruben Dario, os netos Arthur, Alexandre e Kenzo, e a sobrinha Baduhye Camila; desembargadores, juízes, advogados, servidores e amigos do magistrado.
Trajetória – Ruy Alberto Leme Cavalheiro nasceu em Presidente Venceslau, em 1949. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, turma de 1972. Ingressou na Magistratura em 1985, como juiz substituto da 27ª Circunscrição Judiciária, com sede em Presidente Prudente. Também atuou em Itapetininga, Presidente Bernardes, Capão Bonito e na Capital. Removido a juiz substituto em 2º Grau em 2004, foi nomeado desembargador do TJSP em 2009.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: