Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: ações com crianças e adolescentes no Palácio da Justiça são destaques na imprensa

Documentário sobre história da Justiça também foi notícia.
 
O Judiciário paulista promoveu, nesta semana, iniciativas voltadas a crianças e adolescentes que foram divulgadas na imprensa. Na terça-feira (10), a TV Globo e a Record acompanharam a entrega de presentes da campanha “Papai Noel dos Correios” a jovens acolhidos. Já o Portal da Cidade, de Registro, noticiou a visita de alunos da rede pública de Eldorado ao Palácio da Justiça, realizada no mesmo dia. Na última semana, também foi destaque na mídia a exibição de documentário sobre a história da Justiça, em homenagem aos 150 anos do TJSP, no Cide Olido, tema de reportagem do Jornal de Brasília
 
Papai Noel dos Correios
As reportagens do jornal SP2, da TV Globo – assista aqui –, e do jornal JR 24 Horas, da Record - assista aqui -, destacaram a entrega de presentes a cerca de 40 jovens atendidos pelo serviço de acolhimento da Capital. A ação, realizada no Palácio da Justiça, foi fruto de uma parceria inédita entre o TJSP e os Correios. Ao todo, mais de 700 crianças e adolescentes em situação de acolhimento receberão presentes. 
"Essa época do ano é especialmente sensível para as crianças, porque só se fala em Natal e confraternização familiar, e elas estão afastadas de suas famílias. O Papai Noel dos Correios existe justamente para que possam ter alguém que faça a intermediação entre elas e o sonho de Natal”, declarou ao SP2 a coordenadora da área da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal, desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti. “A sociedade precisa saber que essas crianças existem, que vivem em acolhimento por razoes às quais não deram causa, tiveram que ser afastadas de suas famílias e que precisam ser cuidadas pela Justiça e por toda a sociedade”, concluiu.
 
Visita ao Palácio da Justiça
A matéria do Portal da Cidade registrou a experiência de 32 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Eldorado, que vieram a São Paulo para conhecer o Palácio da Justiça e o Palacete Conde de Sarzedas, sede do museu do TJSP. Os estudantes foram selecionados após concurso de redação e ilustração, no âmbito do programa “Justiça Nota 10”, idealizado pela juíza Hallana Duarte Miranda, que atua na comarca. O objetivo é aproximar os alunos do Poder Judiciário por meio de atividades práticas.
Além da visita aos prédios históricos, a notícia destacou que os jovens conheceram magistrados que compõem o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e juízes assessores dos órgãos de direção e cúpula do TJSP, além de muitos servidores. O presidente Fernando Antonio Torres Garcia deu às crianças a dimensão do maior Tribunal do país. “Temos 2,6 mil juízes e 42 mil funcionários. Se lotássemos um estádio de futebol, não caberiam todos os servidores do TJSP”, disse o magistrado, antes de deixar um conselho: “Em qualquer profissão que vocês escolherem, façam com dedicação e amor”. Leia a reportagem na íntegra.   
 
Documentário no Cine Olido
No dia 4, o Jornal de Brasília noticiou a exibição especial do documentário “Justiça! Uma História”, em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de São Paulo. O documentário conta com 36 depoimentos de magistrados e especialistas que discutem as transformações e desafios enfrentados pela Justiça brasileira ao longo dos últimos séculos. Leia a reportagem completa aqui.
A sessão no Cine Olido contou com a participação de magistrados paulistas. “O roteiro e a direção, conduzidos magistralmente pelo talentoso Vicentini Gomez, revelam as nuances dos primórdios da Justiça brasileira, destacando suas particularidades únicas em comparação com outras colônias americanas, até alcançar as características contemporâneas da distribuição da Justiça no Brasil”, declarou o desembargador Roque Mesquita, ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados.
 
 
  Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LF (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP