Comunicação Social

Notícia

Integrantes do CSM são homenageados pela Marinha e Polícia Militar

Presidente recebe Medalha Mérito Tamandaré. 
 
Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) foram agraciados, nesta semana, com medalhas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade paulista e ao país. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi homenageado ontem (4) com a medalha Mérito Tamandaré, outorgada pela Marinha do Brasil. Já o vice-presidente e o corregedor-geral da Justiça, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira e Francisco Eduardo Loureiro, receberam comendas de órgãos que integram a Polícia Militar. 
 
Medalha Mérito Tamandaré 
Nesta quarta-feira (4), o presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, recebeu a Medalha Mérito Tamandaré em solenidade comemorativa ao Dia do Marinheiro, em evento realizado no Museu do Ipiranga. A comenda, criada em 1957, condecora pessoas e instituições por serviços prestados no fortalecimento e divulgação das tradições da Marinha do Brasil. Além do presidente, foram agraciadas três instituições e 41 personalidades, entre elas o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas, e o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad.  
O comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, salientou os valores demonstrados pelos agraciados. “A condecoração personifica bravura, abnegação e compromisso das senhoras e senhores que despontam como pedaço fundamental a notoriedade das atividades da força naval e daquelas tradições e virtudes tão caras aos homens do mar”, destacou.  
Também participaram o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Carlos Muta; a desembargadora Claudia Fonseca Fanucchi, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP); o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; a procuradora-chefe da República da 3ª Região, Gladys Assumpção; o presidente do TJSP no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe; os reitores da USP e da Universidade Mackenzie, respectivamente, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Artur José Dian; os secretários municipais Marcela Cristina Arruda Nunes (Gestão), Alcides Fagotti Junior (Segurança Urbana) e Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação); o comandante militar do Sudeste, general de Exército Guido Amin Naves; a desembargadora Luciana Bresciani; o cônsul-geral do Japão, Toru Shimizu; entre muitas autoridades civis e miliares. 
 
Medalha “Brigadeiro Tobias” 
Na quinta-feira (5), o vice-presidente Beretta da Silveira foi agraciado com a medalha “Brigadeiro Tobias”, mais alta condecoração outorgada pela PMESP, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, também recebeu a honraria. A medalha foi instituída pelo Decreto nº 45.648/65, em homenagem à memória do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Milícia Bandeirante. Em seu discurso, o comandante-geral, coronel PM Cássio Araújo de Freitas, exaltou a história e os trabalhos da entidade. “Com um gesto ou olhar, o cidadão aciona uma instituição com 200 anos de história, tradição, honra e vontade de fazer cada vez melhor. A Polícia Militar não teme cumprir os seus deveres constitucionais, porque conhece a dor da nossa população”, disse. 
Estavam presentes a deputada federal Rosana Valle; o controlador-geral do Estado, Wagner de Campos Rosário; o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho; o secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves; a corregedora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheira Cristiana de Castro Moraes; o subcomandante da Polícia Militar, coronel PM José Augusto Coutinho; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel PM Nilton; o delegado-geral de polícia adjunto, Gilson Cezar Pereira da Silveira, representando o delegado-geral; o promotor de Justiça do Gaeco Alexandre Affonso Castilho; autoridades civis e militares. 
 
Medalha do Centenário do Batalhão Tobias de Aguiar  
Na segunda-feira (2), o vice-presidente e o corregedor-geral da Justiça, desembargadores Beretta da Silveira e Francisco Loureiro, receberam comenda em alusão ao centenário do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, durante comemoração dos 133 anos da instituição. O evento foi prestigiado pelo presidente Fernando Torres Garcia. A medalha, instituída pelo Decreto nº 33.927/ 91, homenageia personalidades e instituições que engrandecem o nome da Polícia Militar.  
Após a apresentação das tropas ao presidente do TJSP, mais alta autoridade presente, o comandante-geral da PMESP, coronel PM Cássio Araújo de Freitas, falou das conquistas e desafios enfrentados pelo batalhão. Após, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, destacou a parceria com o Judiciário paulista em iniciativas para o combate ao crime organizado e à violência contra a mulher e enalteceu os 133 anos da unidade, destacando que a corporação “tem sua marca na trajetória do estado de São Paulo e do Brasil, cravada por batalhas e desafios”. 
Também prestigiaram o evento os secretários Marcello Streifinger (Administração Penitenciária) e Eleuses Paiva (Saúde); o secretário-executivo da secretaria de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves; o subcomandante da Polícia Militar, coronel PM José Augusto Coutinho; o vice-prefeito eleito da Capital, coronel PM Ricardo de Mello Araújo; o comandante do Policiamento de Choque, coronel PM Valmor Racorti; o comandante do batalhão, tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi; o delegado-chefe da Polícia Federal em Campinas, Edson Geraldo de Souza; o deputado federal coronel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada; os deputados estaduais coronel PM Roberval Conte Lopes Lima, capitão PM Rafael Henrique Cano Telhada, major Dimas Mecca Sampaio e Lucas Bove; a promotora da Justiça Militar Giovana Guerreiro; o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) Juliano Carvalho Atoji; autoridades civis e militares. 
 
Comunicação Social TJSP – BC e FS (texto) / KS e PS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP