Comunicação Social

Notícia

Leme Cavalheiro é homenageado em última sessão na 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente antes da aposentadoria

Quase 40 anos dedicados à Magistratura paulista.
 
“Amigo afável”, “juiz extraordinário”, “um nome a ser respeitado”, “referência para o TJSP” e “professor festejado”. Esses foram alguns dos atributos do desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro exaltados pelos colegas na última sessão do magistrado na 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ocorrida hoje (5).  
A homenagem foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro. Em nome do TJSP, ele falou com carinho de Ruy Cavalheiro, um desembargador com quase 40 anos de Magistratura. “Um bom juiz não se faz apenas de conhecimento técnico, mas também por ser uma boa pessoa, de bons sentimentos, gentil com todos. O desembargador Ruy tem essas qualidades. Além de ser um grande juiz, é extremamente afável”, declarou. Além da carreira na Magistratura, Francisco Loureiro também destacou a relevante atuação de Leme Cavalheiro na área acadêmica, contribuindo até hoje na Escola Paulista da Magistratura.
O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, lembrou com emoção da atuação do homenageado no Direito Ambiental por mais de 15 anos. “Sua contribuição é enorme, não apenas pela experiência e estudo, como também pela pluralidade de visão. Trabalhar com o Ruy Cavalheiro foi sempre um prazer. Passamos esses anos juntos e eram momentos de grande alegria”, afirmou o desembargador, que atuou na 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente até o ano passado. 
O desembargador José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior, presidente do colegiado, enalteceu o colega, que considera uma pessoa culta, querida e muito estimada. “Durante as sessões, sempre tem um exemplo a dar, sempre impõe uma reflexão e suscita o sorriso quando estamos em sua presença. A grande quantidade de pessoas presentes demonstra o carinho de todos pelo desembargador Ruy. Vossa Excelência sempre comporá essa câmara.” 
Em seguida, os demais integrantes da Câmara também prestaram suas homenagens. O desembargador Marcelo Martins Berthe registrou a alegria por ter convivido com Ruy Cavalheiro na última década. “É um juiz extraordinário. Construímos uma amizade que nunca mais acabou”, disse. A desembargadora Maria Isabel Caponero Cogan falou do privilégio em trabalhar com o magistrado e desejou felicidades. “Que o período livre seja bem aproveitado e que tenha mais tempo para se dedicar às coisas que gosta.” Em nome da 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, que, junto com a 1ª Câmara, forma o Grupo Especial de Câmaras de Direito Ambiental do TJSP, o desembargador Paulo Alcides Amaral Salles ressaltou o quanto aprendeu sobre a matéria com o homenageado e aproveitou para se despedir do amigo. “Desejo que a nova etapa seja feliz. Vou sentir muitas saudades.”
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Silmar Fernandes registrou a admiração e carinho pelo colega, com quem atuou no Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo). “Aprendi muito com Vossa Excelência. Sempre foi uma satisfação trabalhar ao seu lado e, além do trabalho, ter sua amizade há mais de 30 anos”, declarou.
Desembargadores de outras câmaras também compareceram à sessão especial para saudar o colega. Fizeram uso da palavra José Damião Pinheiro Machado Cogan, João Francisco Moreira Viegas, Rubens Rihl Pires Corrêa e Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva. “Vossa Excelência sempre fez o possível e o impossível para chegar à melhor solução, tem competência e visão ampla”, salientou o desembargador Damião Cogan. 
Por fim, o procurador de Justiça José Carlos de Freitas saudou o homenageado em nome do Ministério Público e parabenizou sua postura ao conduzir as sessões com descontração, calma e serenidade. “Deixa a vida pública, mas não deixa nossos corações. Vossa Excelência tem seu nome registrado no Direito Ambiental brasileiro. Que tenha sorte, uma vida longa e próspera”, desejou. 
Em seu discurso, o desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro agradeceu à família e aos servidores de seu gabinete, falou da relação com os colegas e relembrou sua carreira. “A Magistratura muitas vezes nos coloca num navio. Temos que ter a coragem de nadar e atravessar as pedras para realizar um trabalho melhor. Não podemos ficar parados, temos que nos projetar. O Tribunal de Justiça me proporcionou poder me movimentar, me permitiu ousar.” Ele também destacou a alegria por ter feito parte da história de um tribunal composto por juízes dignos. “Fiz parte e continuarei a fazer parte do grupo de magistrados que bem procuram exercer suas atividades. Entrego ao Tribunal de Justiça de São Paulo a minha toga para que repouse neste sodalício para sempre”, concluiu.
Também prestigiaram a sessão os desembargadores Luiz Antonio Cardoso, Roberto Maia Filho e Tania Mara Ahualli; a juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcante; a esposa do homenageado, Denise, e o filho Ruy Fernando; advogados, servidores, amigos e demais integrantes do sistema de Justiça.  
 
  Comunicação Social TJSP – AA (texto) / LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP