Comunicação Social

Notícia

45ª CJ – Mogi das Cruzes recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento encerrou terceira temporada da iniciativa.
 
A 45ª Circunscrição Judiciária (45ª CJ), sediada em Mogi das Cruzes, foi homenageada da terceira temporada das visitas telepresenciais “Memória TJSP”, nesta sexta-feira (29). A iniciativa da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo percorre as diversas unidades do Judiciário paulista, difundindo o vasto acervo patrimonial e cultural e resgatando a história das CJs visitadas. Pertencente à 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo (1ª RAJ), a 45ª CJ também engloba as comarcas de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. 
Integrante da Comissão e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), o juiz Carlos Alexandre Böttcher abriu o evento cumprimentando o presidente e o vice-presidente da Comissão, desembargadores Octavio Augusto Machado de Barros Filho e José Jarbas de Aguiar Gomes, respectivamente, além de saudar os presentes. “O projeto visa reforçar a sensação de pertencimento de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJSP, além de fundir o acervo da sede do Judiciário com suas comarcas”, salientou. A visita foi conduzida pelo servidor Bruno Bettine de Almeida. 
Os participantes assistiram à apresentação de um vídeo institucional sobre o sesquicentenário do Tribunal de Justiça de São Paulo, que trouxe à memória momentos emblemáticos, com conteúdo do Museu do TJSP, do Palácio da Justiça, do Arquivo e da Biblioteca. Em seguida, foi apresentado vídeo histórico da 45ª CJ, elaborado em pareceria pela equipe do Museu do TJSP, da administração do Fórum e da prefeitura local, com um breve histórico da cidade e sua importância econômica, cultural e turística, além da atuação do Judiciário na região. Um dos destaques do vídeo foi a Campanha da Família Forense, que há dez anos arrecada doações de integrantes do Sistema de Justiça local para propiciar um dia de lazer às crianças e adolescentes abrigados na Comarca.
A juíza diretora do fórum de Mogi das Cruzes, Ana Carmem de Souza Silva, agradeceu a presença do vice-presidente da Comissão e dos demais magistrados e servidores, reiterando a alegria pela participação da comarca no projeto. “Eu faço parte dessa história como magistrada. Comecei aqui como juíza substituta e hoje sou diretora do fórum”, apontou a juíza, que escolheu Mogi das Cruzes para residir e criar seus filhos. 
O desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes enalteceu o trabalho apresentado pela comarca e sua relevância. “A história de Mogi se confunde com a história e desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, com destaque para relevância da colônia oriental na região”. O desembargador destacou, ainda, a importância da Campanha da Família Forense, definindo-a como “trabalho que traz justamente essa identidade e conjugação entre a comunidade e o Judiciário”.
O juiz Bruno Machado Miano, titular da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, relembrou importantes magistrados que atuaram na comarca, como os desembargadores Walter Cruz Swensson, José Elias Habice Filho, Marco Antonio Rodrigues Nahum, José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior e Freddy Lourenço Ruiz Costa. Já o presidente da 17ª Subseção da OAB SP –  Mogi das Cruzes, Dirceu Augusto da Câmara Valle, falou da importância do reconhecimento da história e do sentimento de pertencimento, que “não é exclusivo dos magistrados e servidores, mas também da Advocacia, que faz parte do Sistema de Justiça”, finalizou.
Também acompanharam a visita o coordenador e o coordenador adjunto da 45ª CJ, desembargadores Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda e Afonso Celso da Silva; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Criminal José Eugenio do Amaral Souza Neto; os juízes da Comarca de Mogi das Cruzes Ana Claudia de Moura Oliveira Querido (1ª Vara Cível), Alex Freitas Lima (substituto), Davi de Castro Pereira Rio (2ª Vara Criminal), Gioia Perini (Vara da Infância e da Juventude), Gustavo Alexandre da Câmara Leal Belluzzo (5ª Vara Cível), Larissa Boni Valieris (auxiliar) e Thiago Massao Cortizo Teraoka (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal); o juiz Luiz Renato Bariani Perez (1ª Vara Cível do Foro Regional de Itaquera); e o procurador do Estado Carlos Caram Calil.  
Esta foi a última visita da terceira temporada do “Memória TJSP”, que neste ano percorreu as CJs de Itapetininga, Guaratinguetá, Catanduva, Itanhaém, Franca, Assis, Piracicaba, Jaú e Andradina. Em 2025 e 2026, as visitas acontecerão nos meses ímpares, sempre na última sexta-feira (exceto janeiro), às 11 horas. A primeira homenageada será a 49ª CJ, com sede em Itapeva, no dia 28 de março. Confira a programação completa com as CJs homenageadas (clique aqui).
 
Memória TJSP – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.     
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / LC (reprodução e arte)  
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial    
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial    
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial    
www.linkedin.com/company/tjesp
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP