Comunicação Social

Notícia

Colegas saúdam desembargador Paiva Coutinho pela aposentadoria

Mais de 40 anos na Magistratura paulista.  

 

O desembargador Aben-Athar de Paiva Coutinho foi saudado, hoje (27) por colegas da Magistratura, em sessão de julgamento na 11ª Câmara de Direito Criminal, colegiado do qual fazia parte antes da aposentadoria, em 30 de outubro. A homenagem, pelos 42 anos de dedicação à judicatura Bandeirante, foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, na presença de desembargadores, familiares e servidores. 

O vice-presidente destacou a afeição pelo colega e lembrou de quando tomaram posse juntos, em 1982, junto a outro integrante da Câmara, o desembargador Nilson Xavier de Souza. “Fizemos cursinho de ingresso juntos, fomos prestar concurso para o Ministério Público no Paraná e fomos aprovados. Ficamos um mês e 10 dias, até sair o resultado da Magistratura de São Paulo”, disse Beretta da Silveira. 

O presidente da 11ª Câmara de Direito Criminal, desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida, falou do carinho que carrega pelo amigo. “Fui seu revisor e aprendi muito com seus votos, sua serenidade e a capacidade de ser justo. Pessoa muito querida por todos nós, fará muita falta. Desejamos o melhor e que seja feliz”, afirmou.  

Os demais integrantes do colegiado também fizeram uso da palavra para enaltecer as qualidades de Paiva Coutinho. Os magistrados Nilson Xavier de Souza, Edison Tetsuzo Namba, Renato Genzani Filho e Carla Rahal Benedetti se referiram ao homenageado como pessoa de sensibilidade aguçada”, “homem admirável, pela coragem com que enfrenta as adversidades”, “bravura que os familiares devem se orgulhar”, entre outras saudações. 

Em nome do Ministério Público, o procurador de Justiça Marco Antonio Marcondes Pereira recordou da época em que atuaram no Tribunal do Júri. “É motivo de muita alegria chegar a esse momento com o timbre, o zelo e a qualidade do desembargador Aben-Athar de Paiva Coutinho. Delicadeza é a qualidade humana dele”, declarou. 

Com a palavra, o homenageado evidenciou a amizade de décadas com os magistrados presentes e agradeceu aos amigos e familiares pelo apoio. “Sabia que um dia a aposentadoria chegaria, mas queremos permanecer onde somos felizes, e fui muito feliz na Magistratura. O importante é fazermos o bem para o próximo. Sou feliz por ter chegado até aqui”, concluiu. 

 

Trajetória - Aben-Athar de Paiva Coutinho nasceu em Curitiba (PR), em 1951. Graduou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1980. Ingressou na Magistratura em 1982, nomeado juiz substituto da 67ª Circunscrição Judiciária (CJ), com sede em São João da Boa Vista. Judicou também nas comarcas de Palestina, Ubatuba, Itapeva e na Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2004, e promovido a desembargador em 2010. 

 

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos) 

  

Siga o TJSP nas redes sociais:     


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP