Comunicação Social

Notícia

Comarcas de Osvaldo Cruz e Tupã promovem ações e se destacam na campanha #ReciclaTJ

Iniciativa estimula a adoção de práticas sustentáveis. 
 
As comarcas de Osvaldo Cruz e Tupã estão entre os destaques da campanha #ReciclaTJ, iniciativa que coleta materiais de escrita e esponjas em todos os prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo e os destina a centros de reciclagem, onde são revertidos em recursos para instituições sem fins lucrativos.  
Em Osvaldo Cruz, uma ação educativa e de conscientização com professores e alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Lopes e do Colégio Posicruz resultou na arrecadação de um quilo e meio de esponjas. Como parte dessa atividade, que promove interação entre o Judiciário e as unidades de ensino do município, 37 estudantes do 8º ano do Colégio Posicruz participaram, na última sexta-feira (27), de visita ao fórum da comarca, sendo recebidos pelos juízes Lucas Ricardo Guimarães e Lívia Maria Macagnan Ciciliati. “Conversamos com os adolescentes sobre o que é o Judiciário e a respeito do nosso dia a dia e apresentamos o projeto de coleta de materiais, destacando a importância da destinação correta de resíduos. A recepção foi bem entusiasmada, também motivada pelos professores que abraçaram a ideia”, comentou o juiz Lucas Ricardo Guimarães, diretor do fórum.  
Já a Comarca de Tupã arrecadou 20,1 quilos de esponjas em parceria com a Lions Clube de Tupã, que recebe materiais provenientes de diversos pontos de coleta e por meio do engajamento de servidores. O juiz diretor do fórum, Edson Lopes Filho, ressaltou a relevância da campanha. “A iniciativa lançada pelo Tribunal de Justiça foi abraçada com carinho e conta com comprometimento de todos para a obtenção do melhor resultado possível, prestigiando a causa do meio ambiente, que é tão relevante atualmente”, declarou o magistrado.  
 
#ReciclaTJ  
Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo e entregar os materiais coletados pela iniciativa. São aceitos os seguintes itens: esponjas sintéticas, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais. 
Após coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de objetos como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade.  Consulte o endereço do local mais próximo aqui
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.  
 
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / Divulgação (foto)  
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP