Comunicação Social

Matérias Especiais

Judiciário paulista trabalha para a distribuição de sorrisos e esperança

        A Família Forense, por meio do Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça (CASC), sob a presidência de Claudia Sartori, conviveu neste ano de 2012 com mais sorrisos e esperança trazidos pela adoção de importantes campanhas sociais. O sentimento é tanto daqueles que recebem o fruto da iniciativa, como também de servidores do TJSP, magistrados e parceiros que aderiram às campanhas e carinhosamente têm feito a sua parte. O valor do sorriso de uma criança ao receber um presente, o brilho nos olhos e a lembrança desse dia ficarão tatuados na memória de cada uma delas. Não há como mensurar a energia... O “sentir na pele” é algo muito emocionante, que nem sempre se consegue expressar por meio de fotos. O que importa é que tudo isso aconteceu graças a você, que fez sua doação!

        O CASC foi instituído pela Presidência do TJSP pela Portaria nº 8.559,  em abril de 2012, para suprir a necessidade de integração do Poder Judiciário com a sociedade e atuar na promoção e defesa dos direitos humanos, considerando que o Tribunal de Justiça não pode estar alheio às necessidades da sociedade, devendo, dessa maneira, conciliar o serviço judiciário e as ações sociais. Para sua criação, considerou-se, ainda, os princípios que norteiam a transparência, a responsabilidade social, a cidadania, a inclusão social e a valorização da vida além da necessidade de práticas sociais inovadoras, com ações direcionadas para a população.

        Para a Presidência do CASC e do Tribunal de Justiça, é de extrema importância e muito orgulho perceber que a Família Forense - formada pelos quase 45 mil servidores e mais de dois mil magistrados espalhados pelo Estado - além de executar muito bem a sua tarefa árdua e sobrecarregada para atender o jurisdicionado paulista, ainda doa um pouco de si para distribuir esperança e sorrisos. Graças a essa grande equipe, composta por pessoas sensíveis, as campanhas promovidas pelo CASC têm tido sucesso total.

        A primeira campanha (de caráter permanente) Doar é legal – A Vida é Recarregável, lançada em setembro passado, já obteve cerca de cinco mil adesões. A campanha tem o apoio da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e busca conscientizar a sociedade sobre a importância de se doar órgãos, bem como sensibilizar e orientar a população sobre a possibilidade de contribuir para a continuidade da vida de outra pessoa. Além disso, atende à Recomendação 34/11 do Conselho Nacional de Justiça.

        O desenvolvimento do Doar é legal – A Vida é Recarregável só foi possível graças a vários parceiros já existentes e outros que continuam chegando. Em dezembro surgiram mais dois deles: Assembleia Legislativa de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP). A cada dia, novas adesões de esperança de vida são registradas no endereço eletrônico www.tjsp.jus.br/doarelegal/.

        O milagre da vida existe realmente e é mágico, uma vez que, após a sua morte, você pode dar vida a alguém. Para isso, basta apenas preencher seus dados e ao final emitir a certidão. O documento será prova de sua vontade, devendo ser guardado e mostrado a familiares e amigos, pois eles serão os porta-vozes do seu desejo de ser doador. A certidão não tem validade jurídica, mas pode salvar vidas!

        Por conta de suas atividades, o Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo e seus integrantes foram  homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

        A segunda iniciativa do CASC, a campanha do Dia das Crianças - Doe brinquedos e ganhe um sorriso - proporcionou alegria a crianças indígenas das aldeias Tenonde Porã e Krucutu, da tribo Guarani, localizadas em Parelheiros, Zona Sul da capital. Os presentes foram doados por servidores e magistrados, separados e embalados pelas funcionárias do Comitê. É difícil descrever a emoção ao ouvir as crianças gritando em coro, eufóricas: "presentes! presentes!". Na aldeia, quando o caminhão foi aberto começaram a “brotar indígenas” pelas trilhas, entre a vegetação. Aparecia criança de todos os cantos - de locais inesperados - correndo para as filas, aguardando a sua vez. Saiba, caro doador, que ali estava presente um pouco de você!

        Muitos fóruns do interior e litoral aderiram à campanha e os brinquedos arrecadados foram entregues a entidades locais. As comarcas de Adamantina, Conchas, Itatiba, Mococa, Nova Granada, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara, Santos, Cordeirópolis, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São José do Rio Preto fizeram a sua parte! Graças à participação de servidores e magistrados os brinquedos foram de extrema importância para iluminar o sorriso no rosto de muitas crianças. Os presentes arrecadados no interior foram distribuídos a entidades carentes de cada cidade sede dos respectivos fóruns que participaram.

        O trabalho do CASC é permanente. Durante a Semana Nacional de Conciliação, no Parque da Água Branca, funcionárias do setor divulgaram a campanha Doar é Legal – A vida é recarregável a todos que compareceram ao local. Foram registradas 432 adesões à campanha.

        A terceira campanha, Natal Solidário, lançada em novembro, recebeu arrecadação de brinquedos e produtos de higiene pessoal que foram distribuídos em entidades assistenciais voltadas a cuidar de crianças e idosos. Os fóruns de Agudos, Assis, Bauru, Cardoso, Franca, Gália, Getulina, Ilha Solteira, Itanhaém, Leme, Mirandópolis, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Pacaembu, Pedreira, Piracicaba, Pirapozinho, Praia Grande, Presidente Bernardes, Ribeirão Preto, Santa Cruz do Rio Pardo, São Sebastião, Serra Negra e Viradouro; os foros regionais do Ipiranga, Lapa, Penha de França, Pinheiros, Santana e São Miguel Paulista; o Complexo Ipiranga, prédio da Consolação e Gráfica do TJSP fizeram suas contribuições nessa campanha. Brevemente serão disponibilizadas fotos e mais informações dessas doações.

        As presidências do CASC e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deixam expresso o imenso agradecimento a todos os servidores, magistrados e parceiros que contribuíram para a alegria dessas crianças e com a esperança de vida. O trabalho do CASC será contínuo, brevemente outras campanhas virão, com a certeza de que a Família Forense estará presente em todas as iniciativas em 2013. Por falar no novo ano, que ele seja repleto de muita saúde e alegrias aos familiares e à grandiosa equipe de servidores e magistrados que dão vida ao TJSP e ao CASC.

 

        Projeto Jus_Social – Esse texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro minuto do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que – de alguma forma – realizam atividades que se destacam entre os servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que o diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o projeto “Jus_Social”, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foi o ganhador do X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012, na categoria Endomarketing.

        NR: Participe. Envie sugestões de pauta sobre magistrados e servidores do Poder Judiciário para o e-mail da Comunicação Social.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / LV, GD, AC e RO (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP