O Tribunal de Justiça de São Paulo recebe pessoas interessadas em prestar serviço voluntário nas unidades do Judiciário no Estado. Regulamentado pela Resolução nº 841/20 do TJSP, em conformidade com a Resolução nº 292/19 do Conselho Nacional de Justiça, o serviço voluntário tem carga horária de 4 a 8 horas diárias, não podendo exceder 20 horas semanais, sempre em dias úteis.
- O interessado (maior de 18 anos, preferencialmente magistrado e servidor aposentado, estudante ou graduado de curso superior) deve enviar um e-mail diretamente para a unidade do TJSP onde deseja atuar (acesse a lista de e-mails institucionais aqui)
- A pessoa passa por entrevista pessoal e análise curricular e de documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e certidões, entre outros (a lista completa pode ser acessada aqui)
- A documentação é encaminhada pelo magistrado ou servidor da unidade para análise da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), pelo Portal do Serviço Voluntário (acessível apenas pelo público interno). O início do trabalho voluntário ocorre somente após a aprovação do cadastro pela SGP
- Ao final do prazo estabelecido no Termo de Adesão, será expedido certificado em nome do voluntário
Dúvidas: servicovoluntario@tjsp.jus.br