Americana recebe 2ª Vara da Família e das Sucessões

Solenidade presidida pelo desembargador Ricardo Anafe.

A Comarca de Americana, pertencente à 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ) – Campinas, recebeu, na última sexta-feira (13), a 2ª Vara da Família e das Sucessões. A instalação do novo ofício, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, em solenidade realizada no Fórum “Desembargador Marino Emílio Falcão Lopes”, contou com a presença de civis, militares, integrantes do Ministério Público, advogados e servidores.
Com cerca de 131.300 processos em andamento, 5.072 deles na área de competência da nova unidade, a cidade-sede da 53ª Circunscrição Judiciária, que tem mais de 244 mil habitantes, passa a contar com dois magistrados titulares para uma matéria, que envolve questões delicadas na Justiça e que necessitam de celeridade e qualidade na tramitação processual.
Titular da 2ª Vara da Família e das Sucessões, o juiz Fábio Luís Bossler destacou a importância do novo ofício diante da crescente demanda do Judiciário de Americana no âmbito das famílias e sucessões. “Hoje é um dia histórico para esta importante cidade, data em que o Poder Judiciário paulista melhor se aparelha para atender ao anseio de toda a sociedade americanense. A instalação de mais uma unidade especializada em matéria de família e sucessões coroa todo o esforço daqueles que contribuíram para esse glorioso desfecho”, disse o magistrado. “Tenho certeza de que os trabalhos serão cada vez mais céleres e eficientes para, junto com todos os atores processuais, permitir a pronta prestação jurisdicional nesta pujante comarca”, completou.
O presidente da 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Americana, Melford Vaughn Neto, relembrou o empenho dos operadores do Direito da região, ao longo dos últimos anos, em prol da nova conquista. “A Advocacia e cidadania americanense, no dia de hoje, veem concretizado um anseio de mais de uma década. Trata-se de uma luta que passou por diversas diretorias da Subseção e do próprio fórum de Americana. É momento de celebrar”, disse.
Ao fazer uso da palavra, em nome do procurador-geral de Justiça, o promotor de Justiça de Americana, Jorge Umberto Aprile Leme, exaltou o crescimento do município no âmbito jurídico. “Com muita alegria, cumprimento o Tribunal de Justiça por esse presente para a Comarca de Americana e para todos que precisam das varas de família, que desempenham um serviço essencial. Fica minha torcida para que a cidade continue sendo esse ‘paraíso’ no que diz respeito à melhoria da prestação jurisdicional a cada ano”, declarou.
Um dos grandes entusiastas pela instalação da 2ª Vara das Famílias e das Sucessões há mais de uma década, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, também enalteceu a conquista. “Hoje oficializamos esse processo e estou muito feliz por fazer parte dessa história. Era uma demanda antiga da Advocacia local e com certeza acelerará o andamento processual. É um ganho para toda a população. Parabéns a todos que lutaram e acreditaram”, disse o chefe do Executivo local.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente Ricardo Mair Anafe relacionou a instalação da 2ª Vara da Família e das Sucessões com a meta de trazer mais eficiência ao Judiciário paulista, uma das prioridades de sua gestão. “Trata-se de uma prestação jurisdicional mais breve e de melhor qualidade, porque cada juiz terá mais tempo para analisar os processes que lhe são conclusos. Isso é o que todos nós, juízes e desembargadores, desejamos e é o que a sociedade quer”, afirmou. “Americana é uma cidade próspera e esse fórum é muito bonito, bem cuidado, os colegas têm ótimo relacionamento. Dá gosto ver essa união e a preocupação em prestar a melhor jurisdição”, complementou o desembargador, antes do descerramento simbólico da placa de instalação.
A solenidade contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi; do coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária – Americana, desembargador Elói Estevão Troly; do juiz diretor do fórum, Henrique Alves Correa Iatarola; do vice-prefeito de Americana, Odir João Demarchi; do diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ) – Campinas, juiz Wagner Roby Gidaro; dos juízes assessores Fausto José Martins Seabra (Gabinete Civil Executivo da Presidência) e Rodrigo Nogueira (CGJ); do coordenador adjunto da Associação Paulista de Magistrados de Americana, juiz Wendell Lopes Barbosa de Souza;  dos juízes diretores de fóruns Juliana Ibrahim Guirao Kapor (Hortolândia), Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva (Piracicaba), Eliete de Fátima Guarnieri (Santa Bárbara D’Oeste) e Ana Lúcia Granziol (Sumaré); da conselheira seccional da OAB SP, Awdrey Frederico Kokol, representando a presidente; do chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM José Raposo de Faria Neto; da delegada de Polícia Seccional de Americana, Martha Rocha de Castro, representando o delegado-geral; do comandante da 1ª Companhia, capitão PM Tiago Augusto, representando o comandante do 19º BPM/I; do diretor da Guarda Municipal de Americana, Marco Aurélio da Silva; magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, secretários municipais, civis, militares, servidores e cidadãos americanenses.

  Mais fotos no Flickr

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

        Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP