Unidade do Cejusc é instalada na Comarca de Santa Adélia

Solução consensual de conflitos visa pacificar a sociedade.

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, hoje (29), unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Santa Adélia. Participaram da solenidade realizada de forma telepresencial o desembargador Renato Delbianco, integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), representando o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e a juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, representando a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, coordenadora do Nupemec.
O desembargador Renato Delbianco destacou que a abertura do Cejusc em Santa Adélia é um grande avanço para o Poder Judiciário da Comarca. “Temos em todo o estado uma demanda muito grande de processos que estão represados. O Cejusc é um passo adiante para evitar sobrecarregar com mais processos”, disse o magistrado.
De acordo com a juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias a inauguração do Centro é de grande importância e representa um verdadeiro espaço da cidadania. “Nesse local os conflitos serão mais bem encaminhados e as partes atuam ativamente na busca de uma solução menos conflituosa”, frisou. A unidade é a 312ª instalada no estado de São Paulo
Para o juiz coordenador do Cejusc de Santa Adélia, Felipe Ferreira Pimenta, o evento é uma conquista para a população da região, que tem cerca de 15 mil processos atualmente em tramitação. O magistrado destacou que “em relatório elaborado entre 2021 e 2022, dentre as mais de 100 Comarcas de Vara Única, Santa Adélia ficou na sétima posição em distribuição de processos. O Cejusc vai ter esse papel de colocar fim aos litígios antes de entrar no Judiciário”.
Em sua fala, o prefeito de Santa Adélia, Guilherme Colombo da Silva, agradeceu os esforços do TJSP para a instalação a unidade do Cejusc. “É uma conquista para a nossa Comarca, é uma alegria e mais um feito para Santa Adélia”, declarou.
Também participaram da solenidade os prefeitos das cidades que compõe a Comarca, Joamir Barboza (Ariranha) e Lucas Aparecido Assunção (Palmares Paulista); o promotor de Justiça de Santa Adélia, José Guilherme Silva Augusto; a procuradora do município de Santa Adélia, Eva Donato; o presidente da OAB de Santa Adélia, Umberto Monteiro; os presidentes das Câmara Municipais José Eduardo Aguiar (Santa Adélia) e Tamiris Teixeira (Palmares Paulista), além do assessor parlamentar João Paulo Abreu, representando a Câmara de Ariranha.

Cejusc - Além de dar celeridade às causas, a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania desafoga os meios tradicionais da Justiça. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

Serviço
Cejusc de Santa Adélia
Local: a Praça Adhemar de Barros, 40, no Centro
Horário de atendimento: Das 9 às 17 horas
E-mail: cejusc.santaadelia@tjsp.jus.br

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (reprodução e arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP