Caps reforça atuação durante a pandemia

Atendimento segue de forma virtual.

Em meio à adoção do trabalho remoto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, para conter o avanço da pandemia da Covid-19, as atividades da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) não só continuaram, mas se expandiram. O setor se manteve atuante, oferecendo assistência a funcionários com problemas no ambiente de trabalho, orientações gerais e realizando palestras.
Os desembargadores Antonio Carlos Mathias Coltro, Carlos Otávio Bandeira Lins, Marco Antonio de Lorenzi e Antonio Carlos Malheiros são responsáveis pela Coordenadoria. “A iniciativa da Presidência de nosso Tribunal, criando e incentivando a atuação da Caps e os objetivos realizados pelo Setor, é a viva indicação de que tanto os fins a que se dedica como os resultados atingidos têm a utilidade que motivou a sua criação, principalmente em relação aos servidores e demais interessados, especialmente num momento como o que ora vivenciamos, servindo como paradigma a que outras instituições sigam o mesmo rumo e objetivos”, afirmou A.C. Mathias Coltro.
Os atendimentos aos servidores passaram a ser realizados no modo online, por meio da Plataforma Teams, e funcionam da mesma forma que os presenciais, ou seja, por agendamento via e-mail. As demandas atendidas são inúmeras: reclamações de assédio moral, requerimentos de alteração de posto de trabalho, dúvidas quanto a pedidos de licença e reconsideração de faltas, preenchimento de formulários, indeferimento de férias etc. Nos casos de assédio moral, é comum haver um atendimento prévio com a equipe da Caps para então ingressar com expediente de averiguação formal. As queixas são encaminhadas a um dos desembargadores responsáveis pela Caps para prosseguimento da demanda.
Os eventos, que passaram a ser mais frequentes, também seguiram o formato virtual e passaram a abordar temas voltados para o momento de isolamento social, com foco na saúde mental dos servidores. No total, foram realizados 43 eventos ao vivo, que contaram com a participação de grandes nomes como Monja Coen, Maurício de Sousa, Luiz Felipe Pondé, Clóvis de Barros Filho, entre outros.
Os atendimentos do Grupo de Apoio aos Gabinetes de Trabalho dos Desembargadores e Juízes Substitutos em Segundo Grau (Grugade) também aumentaram. Foram mais de 100 pedidos de funcionários para suprir afastamento de servidores em razão de licença-saúde ou licença-gestante. O grupo conta, hoje, com 17 escreventes, todos com formação em Direito. Eles podem ser designados como funcionários substitutos pelo período de até 90 dias.
Além dos servidores lotados no Grupo, a Caps conta hoje com funcionários em revezamento entre trabalho remoto e presencial. A equipe gerencia o Canal Direto com o Presidente e recepciona, por e-mail, dúvidas sobre diversas solicitações.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP