Após audiência virtual, sindicato e Prefeitura de Praia Grande decidem continuar diálogo
Tentativa de conciliação promovida pela Vice-Presidência.
A Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (16) audiência de conciliação virtual entre o Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande e a Prefeitura. Após as conversas, em que cada uma das partes teve a oportunidade de compartilhar suas ponderações e pontos de vista, foi alcançado acordo para que o dissídio coletivo de greve seja suspenso por 45 dias, intervalo em que as partes continuarão as tratativas para um possível acordo.
A reunião, promovida por meio do aplicativo Teams, foi conduzida pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello, que organizadamente viabilizou a cada participante espaço para a exposição de seus argumentos. Ele lembrou que seu papel na audiência não era o de julgador, mas o de facilitador do diálogo e que, ao final, decidiria se o processo seria encaminhado para o Órgão Especial para julgamento ou homologaria a continuação das negociações. O magistrado ressaltou o ineditismo do momento, em que a pandemia da Covid-19 inviabilizou um encontro pessoal, bem como tornou mais agudas as questões orçamentárias inerentes a um dissídio coletivo de greve. “Em quase 41 anos de Magistratura nunca vivi uma situação parecida”, resumiu.
O sindicato apresentou pauta de reivindicação com 32 itens. Os participantes reconhecerem a importância do diálogo e concordaram com a sugestão do vice-presidente para que o processo fosse suspenso, de forma que as tratativas prossigam entre as partes. O desembargador elogiou a forma “educada e cordial” dos debates. “Quanto mais serenos e prudentes formos, mais será viável chegarmos a uma solução”, afirmou.
Participaram da audiência virtual a juíza assessora da Vice-Presidência Alice Galhano Pereira da Silva; o promotor de Justiça Dênis Fábio Marsola; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva; os advogados do sindicato, Carla Costa da Silva Mazzeo e Luiz Sergio Trindade; o representante dos servidores, Cristiano Martins Braga; o procurador do Município Giovanni Durazzo Neto; o secretário Adjunto de Planejamento e Controle Orçamentário de Praia Grande, Cristiano Mola; a subsecretária de Planejamento e Controle Orçamentário, Aparecida Regina Fermino da Silva; e servidores da Vice-Presidência do TJSP.
Dissídio Coletivo de Greve nº 2111483-06.2020.8.26.0000
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial