#TrabalhoRemotoTJSP – Processo de adoção é realizado por meio virtual
Audiência e acompanhamento por videoconferência.
Por causa da pandemia provocada pela Covid-19, magistrados e servidores das Varas de Infância, psicólogos e assistentes sociais judiciários também estão trabalhando de suas casas – mas os processos de adoção continuam em pleno andamento. A Comarca de Bragança Paulista registrou o caso de recém-nascido que recebeu um novo lar e uma família em outro município graças à atuação célere de integrantes da Vara da Infância e da Juventude que prestaram atendimento psicossocial e realizaram audiência por videoconferência, possibilitando que o bebê chegasse ao casal de adotantes em um prazo de 24 horas.
A psicóloga judiciária Edna Maria Brandão acompanhou o caso desde o início, quando a Vara da Infância e Juventude foi acionada pelo Conselho Tutelar da cidade, no último dia 14. A assistente social de um hospital entrou em contato com o Conselho, informando que uma mulher que acabara de dar à luz manifestara o desejo de entregar a criança para adoção. Na manhã seguinte, Edna Maria entrevistou a genitora presencialmente em uma sala reservada na maternidade. À tarde, o parecer técnico foi juntado aos autos digitalmente e a assistente social judiciária contatou o primeiro casal pretendente à adoção cadastrado, moradores da cidade de Vargem.
A audiência com a genitora foi realizada pelo juiz Carlos Henrique Scala de Almeida por videoconferência e, após a confirmação da decisão de entrega do recém-nascido para adoção, a assistente social judiciária contatou o casal, que se dirigiu à maternidade para buscar o recém-nascido. Já no dia seguinte, a psicóloga judiciária Maria Lucia Bulgari iniciou, também de modo remoto e virtual, o acompanhamento do estágio de convivência do bebê com a nova família.
O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta segunda-feira (25), foi lembrado pelos Tribunais de Justiça de todo Brasil com uma grande mobilização virtual. Os órgãos estaduais realizaram lives em seus perfis do Instagram, interagindo entre si e abordando importantes questões do processo de adoção no Brasil.
Compartilhe sua experiência
Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br com fotos e informações da organização do trabalho. Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Internet (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial