TJSP participa da 18ª Semana Nacional de Museus
Eventos presenciais foram cancelados.
Em razão da pandemia provocada pela propagação da Covid-19, a 18ª Semana Nacional dos Museus, que se inicia neste dia 18 e se estende até o dia 24, teve cancelado todos os eventos presenciais planejados pelas instituições museológicas e culturais. O Tribunal de Justiça de São Paulo que participa da SNM – evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – há aproximadamente uma década, abrindo as portas ao público, inclusive aos finais de semana, tanto no Palácio da Justiça como no Museu da Conde de Sarzedas, com visitas monitoradas, saraus, apresentações musicais, exposição temáticas temporárias, dentre outras atividades culturais, também alterou a sua forma de participação.
Neste ano, também no TJSP, a Semana Nacional dos Museus terá um caráter diferente. Pelo fato de as portas estarem fechadas e não haver possibilidade de aglomeração de público, as ações programadas pela coordenadora do Museu, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, foram moldadas para o ambiente virtual. De forma eletrônica, as pessoas terão em suas casas um pouco de história, cultura e memória do Poder Judiciário paulista, que ruma à celebração de seu sesquicentenário.
O Museu, no intuito de adequar suas ações e parte da programação anteriormente planejada para ocorrer durante a SNM, disponibilizará, virtualmente, a exposição Palácio da Justiça, em celebração a solenidade de assentamento da pedra fundamental do Palácio da Justiça, ocorrida há 100 anos, em 24 de fevereiro de 1920. A mostra, que em momento oportuno será disposta junto à Sala José Adriano Marrey Júnior, no Palácio Justiça, narra sinteticamente a história do Tribunal Bandeirante, desde a instalação, até a concepção da elaboração de um projeto grandioso para a sede, sua construção e, posterior, tombamento.
Vale destacar – A Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente na esteira da celebração do Dia Internacional dos Museus e criado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), busca conscientizar a população da importância dos espaços culturais para a preservação da memória e história da sociedade, além de fomentar a visitação aos museus e sua valorização.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / divulgação (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: