#TrabalhoRemotoTJSP – Servidores compartilham experiências

Histórias mostram comprometimento com a prestação de serviço.
 
Servidores de diferentes comarcas de São Paulo atenderam ao pedido da Comunicação Social do Tribunal de Justiça e compartilharam suas experiências com o trabalho remoto, instituído em razão da pandemia do novo coronavírus. Eles relataram suas histórias, rotinas e como se organizaram para atender à demanda do TJSP e continuar a prestação do serviço jurisdicional, tão importante em momentos como o que estamos vivendo. 
 
1ª Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de São Miguel Paulista
A servidora Lindalci de Oliveira Lourenço do Nascimento contou que, pela primeira vez em sua vida profissional, está em teletrabalho e, como muitos funcionários, precisou se adaptar a sua nova rotina. “O desafio foi vencido em equipe, pois nossa chefia e colegas estiveram sempre empenhados em ajudar nos trabalhos daqueles que tinham mais dificuldades. Nosso contato tem sido pelo aplicativo Teams e, quando encontramos alguma dificuldade no sistema, recorremos à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), que nos atende com dedicação e boa vontade para que o trabalho processual seja feito com celeridade e beneficie a população”.
 
6ª Vara Cível de Araraquara
Já para equipe da 6ª Vara Cível de Araraquara, primeira vara 100% digital instalada na 13ª Circunscrição Judiciária, não houve problemas na migração para o trabalho remoto, uma vez que já trabalhavam num modelo de Unidade de Processamento Judicial (UPJ)  adequada ao trabalho remoto. “Além do uso do Teams pela equipe, criamos novos canais e novas guias para integração de outros aplicativos. Fazemos reuniões periódicas para tratar de assuntos relacionados aos processos, cujo agendamento é realizado a partir do calendário; implementamos o uso do Planner, por meio do qual as tarefas são atribuídas e orientadas e onde podemos acompanhar sua evolução; e utilizamos o One Note, onde fazemos as anotações prévias como meio para preparação das reuniões, cuja orientação demanda maior análise do caso e verificação do processo”, explicou o coordenador da unidade, Alexandre Carlos da Silva. 
 
1º Ofício Judicial de Hortolândia
A chefe de seção judiciário Gheysa Franco Alvarenga elogiou a estratégia do Tribunal de Justiça de São Paulo de liberar o trabalho remoto para todos os servidores, que estavam preocupados com o acúmulo de trabalho e, ao mesmo tempo, com a saúde coletiva. “Apesar de estarmos longe, nos sentimos próximos por estarmos em contato o dia todo, como se fosse no ambiente do cartório. Estamos sempre checando os e-mails e utilizando as ferramentas disponíveis”, disse. 
 
Grupo de Apoio ao Colégio Recursal de Jales
Na Comarca de Jales, a servidora Valeria Cristina de Araujo Pereira afirmou ter notado a união dos colegas de trabalho. “Temos um grupo de WhatsApp com todos os chefes dos colégios e sempre nos ajudamos com todas as informações e dicas de trabalho. Todos estão unidos e aqueles que têm mais facilidade dão suporte aos que têm menos. Seguimos fortes e juntos. Orgulho de fazer parte do Tribunal”, contou. 
 
Vara Única de Cafelândia
A escrevente técnico judiciário Rafaela Alves de Souza classificou a experiência do trabalho remoto como diferente e única. “Inicialmente tive medo. Posteriormente passei pela fase de adaptação e agora estou num período de produtividade. Senti a cooperação das pessoas dia após dia, desde a instalação do sistema informatizado até a troca de informações via Skype, Teams e WhatsApp. O Judiciário não para. Vamos vencer essa batalha!”, disse. 
 
3º Ofício Judicial de Mirassol
No 3º Ofício Judicial da Comarca de Mirassol o trabalho efetivo não cessou desde o dia 25 de março. “A tarefa não foi simples, mas conseguimos que todos os servidores pudessem realizar suas atribuições costumeiras em casa”, explicou a supervisora de serviço Daiane Cano Gomes Rodrigues. Segundo ela, além das trocas de mensagens com informações, comunicados, provimentos e esclarecimentos, o grupo compartilhou, também, equipamentos de informática para que todos se adaptassem à nova realidade. Por fim, a servidora afirmou que a experiência está servindo para sinalizar que as novas tecnologias, junto com o comprometimento dos funcionários, auxiliarão cada vez mais o Judiciário na prestação jurisdicional eficaz, em tempo razoável e acessível a todos. 
 
Compartilhe sua experiência
Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br com fotos e informações da organização do trabalho. 
Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial. 
 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT (arte) / Arquivo (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

  

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