A Secretaria do TJSP que cuida do bem mais precioso - a saúde

Criada em 2010, SAS realizou só neste ano mais de 61 mil atendimentos a servidores e magistrados

        
        “O homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquistá-la novamente.” A frase de Confúcio, pensador e filósofo chinês que teria vivido entre 551 e 479 a.C., reflete uma situação comum ainda nos dias de hoje.

        Na iniciativa privada, as pessoas dedicam cada vez mais tempo de seus dias para o trabalho – além do horário regular no escritório, fazem jornada extraordinária, viagens de negócios e, com o avanço da tecnologia, o serviço a distância pelo celular ou internet. Pouco tempo resta para estar com a família, cultivar um hobby, praticar um esporte, cuidar da saúde...

        Em instituições públicas a história não é muito diferente. No Poder Judiciário paulista, por exemplo, os 42 mil servidores e 2,3 mil magistrados trabalham à exaustão para dar conta dos mais de 19 milhões de processos em andamento.

        Mas, assim como nas empresas privadas mais competitivas, que estão investindo no bem-estar de seus colaboradores, o Tribunal de Justiça de São Paulo tem a preocupação de oferecer a seus funcionários e juízes programas para a melhoria na qualidade de vida. Para tanto, foi criada em 2010 a Secretaria da Área da Saúde (SAS) do TJSP.

        O setor conta hoje com 119 funcionários na equipe administrativa, 26 médicos, sete cirurgiões-dentistas, 28 enfermeiros e 18 auxiliares de saúde. Tem por objetivo diagnosticar, monitorar e implementar ações para a prevenção e rastreamento de doenças, além de promover a readaptação de servidores.

        Possui 13 ambulatórios médicos e quatro consultórios odontológicos distribuídos na Capital. No final do mês de novembro foi inaugurada sua nova sede: um prédio com 5.583 m² de área construída localizado na Rua Bela Cintra, 151, bairro da Consolação. 

        Ali estão sendo instalados ambulatórios médicos (clínica geral, psiquiatria, ginecologia e oftalmologia) e odontológicos, além de central de vacinas, centro de reabilitação, central de agendamento de consultas e programas preventivos e educacionais em saúde, entre outros. Já estão em funcionamento 11 salas para realização de perícias médicas de exames admissionais, licenças-saúde e aposentadorias por invalidez, além do setor administrativo.

        Desde sua implantação, a SAS realiza periodicamente diversas campanhas. Entre elas podemos citar a “Semana da Hipertensão e Diabetes”, com a aferição de pressão arterial e realização de testes de glicemia, para sensibilizar os servidores a  respeito da gravidade das duas doenças. Outro exemplo é a campanha de Saúde Ocular, em parceria com o Instituto Cema de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. O paciente passa por consulta e recebe um kit contendo lubrificante oftálmico e folhetos com informações sobre prevenção, sintomas e tratamento de doenças oculares como tracoma, conjuntivite e glaucoma.

        A SAS promove, ainda, a distribuição de material educativo, como cartilhas de orientação de ginástica laboral e folders sobre o combate à dengue. Na área de vacinação, este ano mais de 13 mil servidores da capital e interior foram imunizados contra a gripe. A expectativa é ampliar o número de vacinas (até mesmo para outras doenças).

        “Só neste ano fizemos mais de 61 mil atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. Também trabalhamos em programas de promoção da saúde, como o ‘Prevenir Odontológico’ e a ‘Campanha de Prevenção do Glaucoma’, entre outros. Fazem parte das metas para 2013 a inauguração de novos ambulatórios médicos em fóruns do Estado e a celebração de convênios com academias, para oferecer descontos aos servidores, incentivando assim a prática de atividades físicas”, conta Mariângela Maluf, secretária da Área da Saúde do TJSP (foto).

 

        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 5/12/12

 

        Comunicação Social TJSP - CA (texto) / DS e AC (fotos) / SG (layout e arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP