TJSP também participa do Dia Nacional de Doação de Órgãos

1.259 servidores já aderiram à campanha do TJSP (veja algumas fotos
       

         Hoje (27) se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Desde o último dia 11, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do Comitê de Ação Social (CASC) participa da campanha Doar é legal – que atende à Recomendação 34/11 do Conselho Nacional de Justiça. Em São Paulo, sob o título Doar é Legal – a vida é recarregável, a campanha tem o apoio da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). No dia do lançamento, médico mais destacado dessa área, José Osmar Medina Pestana, que também abraçou a ideia do TJSP falou sobre “O problema do transplante no Brasil e a doação de órgãos”.

        No Brasil, devido às técnicas de cirurgias de transplantes de órgãos, os pacientes adquirem vida nova depois que conseguem a doação. Importante destacar que qualquer pessoa pode se tornar doadora, no entanto é necessário que a família fique ciente da decisão. De modo geral, 30% das famílias que negam a doção o fazem não em razões de dogmas ou religião. Negam em razão de não terem sido avisados que o parente desejava ser doador.

        Mesmo assim, o número de doadores de órgãos no Brasil cresce a cada dia, assim como o número de transplantes realizados. O programa público nacional de transplantes de órgãos e tecidos é um dos maiores do mundo. Aí entra a participação do Tribunal de Justiça. Para a presidente do CASC, Claudia Sartori, “a fila de espera não é suficiente para atender às pessoas que necessitam de órgãos. Nós, quase sempre, só tomamos consciência de situações como essa quando a necessidade bate à porta de casa. Creio que não devemos esperar por isso. Cada pessoa que adere à campanha é uma esperança a mais para os que lutam pela vida”.

        O Doar é legal – a vida é recarregável busca conscientizar a sociedade e os servidores sobre a importância de doar órgãos, bem como sensibilizar e orientar sobre a possibilidade de contribuir com a continuidade da vida de outra pessoa. Essa iniciativa é o primeiro projeto do Comitê de Ação Social de Cidadania, instituído em abril pela Presidência do TJSP.

        Participe: www.tjsp.jus.br/doarelegal

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / SG (arte) – CASC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP