Termina nesta semana o prazo para cadastramento de processos para mutirão de conciliação

        Nesta semana, dia 30, termina o prazo para o cadastro de processos para o mutirão de audiências de conciliação durante a Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 7 e 14 de novembro.

        Advogados, empresas ou qualquer cidadão interessado pode ainda cadastrar seu pedido para participar da audiência de conciliação durante a VI Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apresenta, neste ano, o conceito "Quem concilia sempre sai ganhando".

        Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter seu caso resolvido em poucos minutos. A conciliação envolve também os conflitos que ainda não se transformaram em processos, chamados extrajudiciais ou pré-processuais. A parte contrária àquela que se inscrever para a Semana recebe uma carta-convite para comparecer no dia da audiência.

        O cadastramento é muito fácil e pode ser feito pela internet. Podem ser inscritos os processos que tramitam em qualquer vara cível, de família, judicial e Juizado Especial Cível do Estado de São Paulo. Basta saber o número do processo, a vara onde tramita e o endereço da parte contrária.

        O cadastro de pedidos pré-processuais abrange as áreas cível (direitos disponíveis, consumidor, vizinhança, acidente de veículo) e de família (divórcio, alimentos, regulamentação de visitas, guarda de filhos, averiguação de paternidade).

        A Semana de Conciliação deste ano terá oito dias com a inclusão do fim de semana (10 e 11) para que os interessados, que não podem comparecer durante os dias úteis, tenham a possibilidade de ir no sábado ou  no domingo. Todas as audiências de conciliação realizadas serão computadas na estatística nacional, para a aferição dos resultados do movimento.

        A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo convida os magistrados a indicarem os processos em que haja possibilidade de conciliação.

        O mutirão pré-processual na capital será realizado em conjunto com a Justiça Federal - no Parque da Água Branca - todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. Outra  novidade deste ano é que os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizarão os mutirões de conciliação pré-processuais e os pedidos podem ser cadastrados no site do TJSP para qualquer uma das comarcas que possua unidades instaladas. São elas: Américo Brasiliense, Araraquara, Araras, Atibaia, Bauru, Bebedouro, Brás Cubas, Cândido Mota, Caraguatatuba, Embu das Artes, Francisco Morato, Indaiatuba, Itanhaém, Itápolis, Itararé, Itu, Jaú, Lençóis Paulista, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Olímpia, Osvaldo Cruz, Paulínia, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Santa Isabel, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Sorocaba e Votuporanga.

        No mutirão processual cada juiz recebe a lista dos processos indicados de sua vara com o pedido de designação da audiência de para a Semana de Conciliação. Nos casos pré-processuais os Cejuscs fazem as intimações das partes e designam as audiências. Conciliadores capacitados realizam as audiências. Havendo acordo entre as partes, o termo é homologado imediatamente por juízes, conferindo a eficácia de titulo executivo judicial e encerrando o caso.

        Essa é a oportunidade de resolver ações que se alongam no Poder Judiciário ou mesmo litígios que ainda não se tornaram processos. Isso de forma muito rápida, entre o tempo de cadastramento do pedido e a audiência durante a VI Semana Nacional de Conciliação, ou cerca de dois meses. Faça o cadastro do seu pedido e resolva o conflito pelo endereço eletrônico: www.tjsp.jus.br, na aba "cidadão" – "conheça/saiba mais sobre" - "conciliação e mediação" – "Semana Nacional de Conciliação".

        Mais informações: (11) 2171-6526 
  

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Divulgação CNJ (foto) 

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP