Adolescentes de São Miguel Paulista visitam Palácio da Justiça

        É comum estudantes de direito participarem de visitas monitoradas ao Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, à procura de conhecimentos jurídicos. Mas hoje (20) o TJSP recebeu estudantes mais jovens e com objetivos diferentes – duas turmas de adolescentes entre 15 e 17 anos, da ONG Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente (Moca), que buscavam informações turísticas sobre a arquitetura e a história do prédio.
        O grupo frequenta a unidade Centro da Juventude (CJ), em São Miguel Paulista, que tem como objetivo facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Por meio de projetos e oficinas, eles têm contato com diversas profissões, aprendem línguas estrangeiras e discutem temas como ética, cidadania, sexualidade etc.
        O técnico especializado Romullo Espósito, que coordena o projeto de Turismo do CJ, foi quem teve a ideia de levá-los para conhecer pontos turísticos do centro da cidade. “Esse treinamento é para que possam atuar como guias; afinal, com a realização da Copa do Mundo no Brasil, a expectativa é que esse trabalho seja bastante requisitado”, explicou Espósito. Além do Palácio, os adolescentes também conheceram o Pateo do Colegio, a Catedral e a Praça da Sé.
        Os jovens foram recepcionados pela equipe da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) e percorreram as instalações do edifício. O Palácio é um edifício histórico, localizado no coração de São Paulo, na Praça da Sé, centro da capital. Começou a ser construído em 1920, pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo, e sua inauguração aconteceu em duas datas distintas: 1933 e 1942, com a conclusão do 5º pavimento. Tombado pelo Condephaat em 1981, o prédio tem pisos revestidos em mármore chiampo, escadarias em mármore de carrara e pinturas nas paredes confeccionadas por artesãos italianos sob a orientação do pintor Antonio Venccittore.
        Suas muitas salas abrigam hoje a sede da segunda instância da Justiça estadual. Entre elas está o famoso Salão do Júri, onde ocorreram julgamentos de grande repercussão, como o do Crime da Mala, do bandido da Luz Vermelha, entre outros. O salão teve suas atividades jurídicas encerradas em 1988 e, atualmente, o espaço é usado para eventos especiais.
        Outras quatro turmas do Moca serão recebidas no Palácio na próxima semana (dias 24 e 25). Para agendar uma visita monitorada, basta entrar em contato com a DRI pelos telefones (11) 3106-1476 ou 3242-9366, ramal 376. Os participantes podem optar por assistir a uma das sessões de julgamento da segunda instância.

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / DS (foto)
        imprensatj@tjsp.jus,br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP