Memória

Destaque

5ª CJ – Jundiaí recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento contribui para preservação da história do Judiciário.

A 5ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Jundiaí, que faz parte da 4ª Região Administrativa (RAJ), com sede em Campinas, foi homenageada na última edição da visita telepresencial “Memória TJSP”, realizada na sexta-feira (25). O evento on-line reuniu cerca de 90 pessoas, entre magistrados e servidores. Lançada em 2021, a iniciativa contribui para a preservação da memória do Judiciário Paulista promovendo um tour virtual por espaços como o Palácio da Justiça, o Museu, o Arquivo e a Biblioteca. Além disso, são realizados encontros mensais com homenagens a cidades que integram as 10 RAJs, oportunidade para conhecer um pouco mais sobre aspectos históricos e culturais de diversos municípios. A próxima visita acontece no dia 29 de setembro, às 11 horas, e terá como convidada a 23ª Circunscrição Judiciária – Botucatu.
A apresentação dos participantes foi feita pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Em seguida, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, salientou a importância do resgate histórico desenvolvido pelo projeto. “Esse é um trabalho de pesquisa imprescindível para melhor conhecermos o Tribunal de Justiça e, com maior profundidade, o Poder Judiciário. Ele visa à difusão da memória, assim, há muito a ser conhecido, estudado e debatido”, destacou o desembargador.
Logo depois, os participantes assistiram a um vídeo institucional sobre o Tribunal de Justiça, com seus objetivos, funções, divisões territoriais, além de histórias que remontam à origem do Judiciário brasileiro e paulista, com destaque para o Palácio da Justiça, projetado em 1911 pelo arquiteto brasileiro, Ramos de Azevedo, e inaugurado oficialmente no dia 25 de janeiro de 1942. Em 1981, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O vídeo também apresenta o Palacete Conde de Sarzedas, que preserva diversos bens culturais e abriga a sede do Museu.
Um dos primeiros a falar sobre a cidade homenageada foi o desembargador José Luiz Gavião de Almeida, coordenador adjunto da 5ª CJ, que tem uma relação antiga com a região. “Tenho muita ligação com a cidade. Não nasci nela, mas estou aqui desde 1960. Meu pai foi promotor aqui na cidade e ele acompanhou a construção do fórum de Jundiaí”, disse o magistrado. O juiz diretor do fórum da Comarca de Jundiaí, Marco Aurélio Stradiotto de Moraes Ribeiro Sampaio, também fez uso da palavra e sublinhou os motivos de ter escolhido a cidade para viver. “Estou há 23 anos no município e o que mais me impressionou e me fez escolher a cidade como local de nascimento da minha filha foi o fato de que, para Jundiaí, não tem nada melhor no mundo do que o jundiaiense, além da sensação de pertencimento que todos aqui possuem”, afirmou.
Em seguida, foi apresentado um vídeo produzido especialmente para mostrar um pouco da história de Jundiaí, localizado entre as cidades de São Paulo e Campinas, que possui 431 quilômetros quadrados de área e população estimada de 426 mil habitantes. A exibição passou por diversos marcos da cidade, como a chegada dos primeiros colonos em 1615, a origem ligada ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da antiga Capitania de São Vicente; e o ponto importante de passagem de expedições no chamado caminho de Goiás, no século XVII. O município passou por um processo de expansão ao longo do século XX se tornando um dos mais importantes do Estado.
O vídeo também destacou a evolução judiciária de Jundiaí, elevada a Comarca pela Lei nº 29 de 17 de abril de 1875. O fórum da cidade foi erguido em área que abrigava uma cadeia pública, demolida em meados do século XX. O espaço deu lugar ao Palácio da Justiça Doutor Adriano de Oliveira, inaugurado no dia 5 de dezembro de 1969, homenageando o juiz que atuou entre os anos de 1920 e 1930 e reconhecido pela vasta cultura jurídica.
Após a reprodução do vídeo, o coordenador adjunto da 5ª CJ, desembargador Raymundo Amorim Cantuária, destacou o trabalho feito para registrar a história e evolução da justiça. “Essa iniciativa de preservação da memória é significativa, não apenas para resgatar o passado, mas também para fazer uma apresentação para gerações futuras sobre como são construídas as instituições”, refletiu. Depois, foi exibido um depoimento do desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2014/2015. O magistrado, natural de Jundiaí, relembrou a participação na inauguração do fórum. “Eu trabalhava com o prefeito Walmor Barbosa Martins, e me coube organizar a recepção ao governador Roberto Costa de Abreu Sodré, que ficou impressionado com a dimensão do edifício, que era uma coisa impressionante à época, em 1969”, contou.
Também participaram do evento o desembargador Alexandre Alves Lazzarini (9ª Câmara de Direito Privado); o coordenador da 4ª RAJ - Campinas, juiz Wagner Roby Gidaro (2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campinas); os juízes Fernando Bonfietti Izido (Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Jundiaí), Daniella Aparecida Soriano (2ª Vara Cível da Comarca de Jundiaí), Bruna Carrafa Bessa Levis (5ª Vara Cível da Comarca de Jundiaí), Maria Claudia Moutinho Ribeiro (1ºjuíza de Direito auxiliar da Comarca de Jundiaí), Vanessa Velloso Silva Saad Picoli (2ºjuíza de Direito auxiliar da Comarca de Jundiaí), Daniela Martins Filippini (3º juíza de Direito auxiliar da Comarca de Jundiaí), Tatiana Teixeira de Oliveira (1ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí), Valeria Ferioli Lagrasta (2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí), Renata Marques de Jesus (1ª juíza de Direito auxiliar da Comarca de Francisco Morato), Renata Aparecida de Oliveira Milani (2ª juíza de Direito auxiliar da Comarca de Francisco Morato), Fabio Marques Dias (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Batatais) e o advogado Gustavo Gonçalves Ungaro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Jundiaí.

 

O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.

 

Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento vai contemplar a 23ª CJ – Botucatu no dia 29 de setembro. As inscrições são pela página do agendamento virtual.

 

Comunicação Social TJSP – FS (texto) / PS (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP