Memória

Destaque

Palácio da Justiça e Museu recebem centenas de visitantes na 9ª Jornada do Patrimônio

Evento explora bens culturais da Capital.

 

Neste final de semana, edifícios do Tribunal de Justiça de São Paulo receberam visitantes que conheceram de perto a história do Judiciário paulista durante a 9ª edição da Jornada do Patrimônio. O evento, que objetiva a valorização do patrimônio cultural da Capital por meio de visitas e atividades em monumentos de interesse histórico e cultural, reuniu 591 pessoas no Palácio da Justiça, sede do Tribunal, e 400 no Museu do TJSP, localizado no Palacete Conde de Sarzedas.
No Palácio da Justiça, os visitantes percorreram o Salão do Júri, a Sala Advogado José Adriano Marrey Junior e o Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso. Integrantes da Diretoria de Relações Institucionais do TJSP monitoraram seis visitas com informações sobre a história e arquitetura das instalações. Entre os visitantes, alunos e professores aproveitaram o final de semana para vivenciarem uma aula prática e conhecerem mais sobre o Direito. “Sempre tive vontade de conhecer o Salão do Júri porque é um local onde aconteceram julgamentos muito conhecidos. O espaço é impressionante e chama a atenção pela imensidão de beleza”, destacou Keven Luan, estudante de Direito da Anhanguera de Jacareí.
Na sede do Museu, foram realizadas nove visitas monitoradas para grupos maiores e seis para grupos menores. “Desde 2011, trago os alunos para participarem das visitas monitoradas porque o Palacete Conde de Sarzedas conta a história do nosso país. Para quem é do Direito, a Revolução Constitucionalista de 32 é um marco”, contou a professora Silvia Vasconcelos, da Universidade Nove de Julho (Uninove).
No sábado, o Museu recebeu também as apresentações musicais “Novos Talentos”, com Larissa Gomes (15 anos - clarinete) e Sofia Dias (11 anos - piano), além de participação do servidor Aldo Scaglione (guitarra) e de Márcio Dias (piano); e “Homenagem a Barney Kessel, Ray Brown e Shelly Manne”, com Aldo Scaglione (guitarra) e os magistrados Iberê Dias (contrabaixo) e André Carneiro (bateria), que promoveram um show de jazz, blues e bossa nova. A banda contou também com a colaboração de João Carneiro.
As jovens Larissa Gomes e Sofia Dias estrearam como convidadas no evento. “Eu sempre venho para ver meu pai tocar. Achei bem legal e uma nova experiência”, afirmou Sofia, pianista de 11 anos. “Nunca tinha feito apresentação aqui no Palacete. Eu sempre vou me lembrar desse dia porque foi um marco”, disse Larissa, que se apresentou no clarinete.
No domingo, o repertório musical ficou por conta da “A Pequena História do Samba Paulista”, com Zu Vilela (nome artístico do magistrado Josué Vilela Pimentel) e Quil Dulci (violão e voz), com participação do percussionista Beto; e de “Diálogos Musicais”, com Duo Growald (André Growald – piano – e Danilo Growald – bandolim) e os convidados Zu Vilela (clarinete, violão e percussão), José Roberto Oliveira (vocal) e Aldo Scaglione (guitarra).

A Jornada do Patrimônio é um circuito anual organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e organizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico. O evento oferece à população a possibilidade de visitar diversos imóveis históricos da Capital, alguns de acesso restrito. Neste ano, o tema "Se a cidade, se a cidade fosse minha..." resgata a canção popular para promover a descoberta e a exploração de novos territórios e experiências, valorizando patrimônios materiais e imateriais.

 

  Visitas Monitoradas no TJSP


Palácio da Justiça - Instituições, estudantes de diversas áreas e público em geral podem reservar as visitas, inclusive virtuais. É possível fazer o agendamento de forma on-line. As visitas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta-feira. As virtuais acontecem das 15 às 16 horas; enquanto as presenciais são às 14 horas. Há emissão de certificado quando realizadas para instituições. Para mais informações, mande e-mail para visita@tjsp.jus.br ou entre em contato pelo telefone (11) 4802-9215.

 

Museu do Tribunal de Justiça - Visitas monitoradas são oferecidas diariamente às 13 e às 16 horas, para grupos de 10 a 40 pessoas. As visitas virtuais ocorrem às 11 ou às 14 horas, para instituições e grupos a partir de 25 pessoas. Para participar, basta acessar a página de agendamento e selecionar dia e horário para sua visita. As visitas espontâneas são livres das 13 às 17 horas.

  Mais fotos no Flickr

 

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP