Memória

Destaque

31ª CJ – Marília é homenageada na visita telepresencial “Memória TJSP”

Objetivo é difusão da memória do Judiciário.
 
A 31ª Circunscrição Judiciária – Marília, que pertence à 5ª Região Administrativa, com sede em Presidente Prudente, foi retratada no mais recente evento da segunda edição da visita telepresencial “Memória TJSP”. Magistrados e servidores prestigiaram o evento, que relembrou fatos históricos e culturais do Tribunal de Justiça de São Paulo. A iniciativa foi lançada em 2021 e reúne conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrendo virtualmente as dez RAJs do estado.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, abriu o evento, organizado pelo Museu do TJSP. O desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, conduziu os trabalhos e destacou a importância da pesquisa histórica para a preservação da memória e valorização do Poder Judiciário. “Hoje, com muita alegria estamos com a visita em Marília. Esse trabalho é imprescindível para conhecermos o TJ em profundidade”, declarou o desembargador, acrescentando que o projeto visa fortalecer a sensação de pertencimento de juízes e servidores, bem como difundir conhecimentos sobre os bens culturais da Corte e suas comarcas.
Em seguida, houve a exibição de um vídeo institucional que apresentou aspectos históricos do Judiciário brasileiro e paulista, inclusive com referências ao Palácio da Justiça, Palacete Conde de Sarzedas (sede do Museu), arquivo, biblioteca e demais edifícios conhecidos pelas bagagens histórica e cultural.
Após a reprodução, o desembargador Luiz Antonio Silva Costa, coordenador da 31ª CJ, iniciou as explanações sobre a região homenageada. “A Comarca de Marília sempre foi elogiada pela sua competência e pela qualidade de seus membros, tanto magistrados como servidores e terceirizados”, afirmou. O magistrado comentou sobre o carinho que possui pela cidade e expôs alguns dados relevantes sobre a criação e o desenvolvimento do Judiciário local, com foco para a instalação da Comarca de Marília em 1933 e para o Fórum Waldemar Muniz da Rocha Barros, assim denominado em 1976.
O juiz Valdeci Mendes de Oliveira, diretor do fórum da Comarca de Marília, também fez uso da palavra, demonstrando gratidão aos colegas da Magistratura que atuaram na região e enaltecendo a hospitalidade da população. “Nós temos um Poder Judiciário que, ao longo de todos esses anos, tem procurado oferecer respostas adequadas aos conflitos”, salientou. O magistrado também enfatizou a atuação de Marília em diversos setores, como agricultura, agropecuária, comércio, indústria, educação e saúde. 
Na sequência, houve a apresentação de um vídeo com os principais aspectos históricos da 31ª CJ, também composta pelas comarcas de Gália, Garça e Pompéia. Na exibição, a bibliotecária Wilza Aurora Matos Teixeira evidenciou as origens, os pioneiros, o desenvolvimento e demais curiosidades sobre a cidade de Marília. 
O desembargador José Roberto Nogueira Nascimento, que atuou na região por 34 anos, prestigiou a solenidade e expressou sua afeição pela CJ. “É uma terra que amo e fico feliz por essa homenagem do Tribunal”, disse o magistrado. 
Também participaram do evento os desembargadores Ernani Desco Filho e José Roberto Nogueira Nascimento; os juízes Victor Gavazzi Cesar (3ª Vara da Comarca de Paraguaçu Paulista), Paula Jacqueline Bredariol de Oliveira (1ª Vara Cível da Comarca de Marília), Marcelo de Freitas Brito (1ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Marília), Paulo Gustavo Ferrari (2ª Vara Criminal da Comarca de Marília), Giuliana Casalenuovo Brizzi Herculian (juíza de Direito auxiliar da Comarca de Marília), Fabiano da Silva Moreno (3ª Vara Criminal da Comarca de Marília), Walmir Idalencio dos Santos Cruz (Vara da Fazenda Pública da Comarca de Marília), Luis Augusto da Silva Campoy (2ª juiz de Direito auxiliar da Comarca de Marília) e Luis Cesar Bertoncini (3ª Vara Cível da Comarca de Marília); e Cláudia Alexandra Bolela Silveira, coordenadora do Polo Universidade Aberta do Brasil - Franca.
 
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
 
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento abordará a 5ª CJ – Jundiaí. As inscrições são pela página do agendamento virtual
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP