Memória

Destaque

Organização do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário realiza reunião inaugural

Evento será promovido pelos tribunais sediados na Capital.

 

Foi realizada, nesta terça-feira (18), na sede da Escola Paulista da Magistratura (EPM), a reunião inaugural da organização do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será promovido em maio de 2024 na cidade de São Paulo. Participaram representantes dos cinco tribunais sediados na capital, que serão responsáveis pelo encontro: Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal (3ª Região), Tribunal Regional do Trabalho (2ª Região), Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça Militar. A escolha da candidatura paulista foi anunciada no III Enam, realizado em maio em Porto Alegre (RS).
Na oportunidade, foram definidas as datas do encontro (7 a 10 de maio), os locais de abertura e encerramento e discutidas questões de logística, realização de grupos temáticos, visitas técnicas e atividades práticas, além de um tema central para o encontro. Também foi criada uma comissão executiva para coordenar a organização do evento, com representantes de cada tribunal envolvido.
O Enam foi instituído pela Resolução nº 316/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão de Gestão da Memória e coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, que agradeceu a presença de todos e salientou o propósito de reunir os representantes dos tribunais parceiros para discutir aspectos preliminares da organização do encontro. “Nós somos Justiça. Nós temos uma história, um presente e um futuro e estamos empenhados em fazer um evento à altura”, ressaltou.
A presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, cumprimentou os magistrados e servidores envolvidos no projeto de preservação da memória e enfatizou a alegria e a responsabilidade pela realização do Enam em São Paulo.
A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora da área de Estudos em História e Memória da EPM, destacou a importância da união dos tribunais em torno da história e memória para a sensação de pertencimento e para a construção do trabalho diário para magistrados, servidores e jurisdicionados. “A troca de conhecimentos e o partilhamento da história de cada tribunal tornará o evento mais rico e colheremos muitos frutos”, frisou.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher, também coordenador da área de Estudos em História e Memória da EPM e integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (Proname), foi escolhido para conduzir os trabalhos da comissão executiva do IV Enam.
Participaram também da reunião o vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 2ª Região (Ejud2), desembargador federal Homero Batista; a presidente da Comissão de Gestão da Memória do TRF da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França; o diretor da Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo (EJMSP), juiz Silvio Hiroshi Oyama; a juíza assessora da Presidência do TRE-SP Denise Indig Pinheiro, a juíza assessora da Corregedoria do TRE-SP Fernanda Mendes Simões Colombini, a juíza assessora da Presidência do TRT da 2ª Região Sandra Miguel Abou Assali, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa; a diretora da Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF da 3ª Região, Marina Paulelli Mariutti Engel; a supervisora da Seção de Biblioteca do TRF da 3ª Região, Luciana Maria Napoleone; a coordenadora de Gestão Documental e Arquivo do TJSP, Meire Rodrigues Garcia, o servidor do Museu do TJSP Bruno Bettine de Almeida, os servidores Cid Sabelli e Marco Antônio Silva, integrantes da Comissão de Gestão Documental e Memória do TJMSP; e o servidor Eduardo Rocha, integrante do Comitê do Proname e da área de Gestão Documental do TRT da 2ª Região.

 

Comunicação Social TJSP – MA (texto) / MB (fotos)        
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais: 
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP