Memória

Destaque

21ª CJ - Registro é retratada na visita telepresencial “Memória TJSP”

Tour virtual percorre o estado.
 
A 21ª Circunscrição Judiciária – Registro, que pertence à 7ª Região Administrativa Judiciária, com sede em Santos, foi homenageada na edição desta sexta-feira (30) da segunda temporada da visita telepresencial “Memória TJSP”. O evento contou com a presença de magistrados e servidores, que relembraram fatos marcantes da história do Tribunal de Justiça de São Paulo e da comarca retratada. A iniciativa, lançada em 2021, agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrendo virtualmente as dez RAJs do estado.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, conduziu o evento, organizado pelo Museu do TJSP. O magistrado explicou que o projeto visa o intercâmbio de conhecimento entre as comarcas e fortalecer a sensação de pertencimento em magistrados e servidores. “Essa apresentação permite a difusão dos bens culturais arquitetônicos, arquivísticos, bibliográficos e museológicos do TJSP. Esses bens culturais não são importantes apenas para o Tribunal, mas para toda a sociedade brasileira, pois fazem parte do nosso patrimônio cultural”, destacou. 
Na sequência, houve a exibição de um vídeo institucional do TJSP sobre a origem do Poder Judiciário brasileiro e paulista, com menção ao Palácio da Justiça, Palacete Conde de Sarzedas (sede do Museu), arquivo, biblioteca e outros edifícios com importância histórica e cultural.
Posteriormente, o coordenador da 21ª CJ, desembargador Luiz Augusto Gomes Varjão, relembrou dos tempos em que atuou na região. “É uma satisfação participar dessa solenidade que mostra não somente a prestação jurisdicional da comarca, mas conta sua história. Fico orgulhoso por ver o progresso que houve no decorrer do tempo. Guardo na lembrança essa cidade pujante e hospitaleira”, disse. O diretor do fórum da Comarca de Registro, juiz Elton Isamu Chinen, também fez uso da palavra e agradeceu a todos pela presença.  
Em seguida, a juíza Barbara Donadio Antunes Chinen (3ª Vara de Registro) contextualizou as origens do município e do Fórum Dr. Cyro Camargo da Fonseca, como foi denominado em 1988 o prédio que abriga o Judiciário local, em homenagem ao magistrado que judicou na cidade. “Em 1953, foi criada a Comarca de Registro. Inicialmente, os serviços judiciais eram prestados em um imóvel residencial na região central; somente em 1956 foi instalado o fórum”, expôs. A magistrada comentou também sobre as outras cidades que compõem a 21ª Circunscrição – Cananéia, Eldorado, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu e Pariquera-Açu.
O prefeito de Registro, Nilton José Hirota da Silva, realizou apresentação em que destacou a colonização nipônica e falou sobre aspectos históricos e geográficos. “É uma região marcada pela reserva de Mata Atlântica com muitas belezas naturais e cultura”, ressaltou. 
A juíza Hallana Duarte Miranda (Vara da Comarca de Eldorado) comentou que é um imenso prazer exercer a jurisdição na localidade de sua origem. Também participaram o juiz Alexandro Conceição dos Santos (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Registro), a juíza Ivana Rios Melo Coutinho (3ª Juíza Substituta da 21ª CJ – Registro), magistrados e servidores. Os desembargadores Renato Delbianco (vice-presidente) e Marco Aurélio Pelegrini de Oliveira completam a Comissão de Gestão da Memória.

 

O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
 
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento abordará a 31ª CJ - Marília. As inscrições são pela página do agendamento virtual
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (reprodução e arte) 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP