Comunicação Social

Notícia

Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia a 48ª CJ – Guaratinguetá

Encontro virtual acompanhado por 130 pessoas. 

 

O segundo encontro da temporada de 2024 da visita telepresencial “Memória TJSPhomenageou a 48ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Guaratinguetá, que integra a 9ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em São José dos Campos. Lançada em 2021, a iniciativa contribui para a preservação da memória do Judiciário paulista, agregando conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e rememorando acontecimentos que marcaram a história da circunscrição e do TJSP.
O presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, o vice-presidente da Comissão, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, e o juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e integrante da Comissão, fizeram a abertura da visita Octavio Machado de Barros destacou a importância do projeto no ano do sesquicentenário do TJSP, ressaltando o papel significativo de Guaratinguetá na Revolução de 1932 e a importância da preservação da memória e da valorização do Poder Judiciário. “A memória nos permite o acesso à informação, a promoção da cidadania e a preservação do patrimônio”, disse.
Os participantes assistiram ao vídeo institucional sobre o Tribunal de Justiça e a origem do Poder Judiciário no país. A apresentação mencionou o Museu e alguns prédios da Justiça no Estado, entre eles o Palácio da Justiça, sede da Corte, além de informações sobre o acervo de processos de grande valor histórico. Na sequência, a visita passou para a apresentação da região. “Sou nascido em Lorena, que faz parte da Circunscrição Judiciária, e comecei como oficial de Justiça há quase 50 anos. Antes de ser juiz, também fui promotor. Sou grato ao TJSP por fazer parte dessa história”, disse o coordenador da 48ª CJ, desembargador Luiz Antonio Cardoso. O juiz diretor do Fórum de Guaratinguetá, Walter Emidio da Silva, salientou que “as histórias da cidade e do Judiciário na comarca se confundem”.
O vídeo da Circunscrição Judiciária, desenvolvido pelo Museu do TJSP, com material cedido pelo Museu Frei Galvão e pela Prefeitura de Guaratinguetá, abordou a Justiça na comarca e citou desembargadores nascidos na região. Ao encerrar, o desembargador Octavio Machado de Barros falou sobre a importância da criação museus regionais para resgate das histórias locais. De acordo com a administração do Fórum de Guaratinguetá, há previsão de criação de um pequeno museu“Temos um acervo que chama a atenção das crianças que participam das visitas realizadas pelas escolas”, contou Paulo Rone Zampieri, supervisor da Administração.

Também participaram do evento o coordenador da 22ª CJ – Itapetininga, desembargador José Manoel Ribeiro de Paula; a juíza da 2ª Vara de Guaratinguetá, Juliana Salzani; o juiz da 1ª Vara Cível de Cruzeiro, Lucas Campos de Souza; a juíza auxiliar de Guaratinguetá, Katia Margarido Barroso; além de servidores e público externo.
A 48ª Circunscrição Judiciária – Guaratinguetá abrange as comarcas de Aparecida, Bananal, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Lorena, Piquete, Queluz e Roseira. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube. As visitas acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês (exceto janeiro e dezembro), às 11 horas.
A terceira homenageada será a
15ª CJ, com sede em Catanduva, no dia 26 de abril. As inscrições podem ser feitas
neste link. Confira a programação completa aqui.

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br 

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP