Comunicação Social

Notícia

EJUS: 10 anos qualificando os servidores do Judiciário paulista

Mais de 461 mil certificações.
 
A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo completa 10 anos hoje (6). Criada com a missão de integrar, formar, aperfeiçoar e capacitar, a instituição visa à valorização qualitativa dos servidores para atuarem de maneira eficiente, com perfil alinhado às necessidades do serviço, proporcionando um melhor ambiente de trabalho.
Ao longo de uma década de existência, a Escola celebra não apenas sua história, mas, também, os números que refletem o compromisso com a formação e o aprimoramento dos profissionais do Judiciário paulista. A instituição promoveu 4.574 eventos, o que totalizou uma carga horária de aproximadamente 49,5 mil horas de aula, com 606.629 matrículas e 461.970 certificados emitidos. No biênio 2022/2023, a EJUS ofereceu 2.254 eventos, efetuou 121.434 matrículas e 105.844 certificações, marcando mais uma etapa de crescimento em sua trajetória. 
Vinculada à Escola Paulista da Magistratura (EPM), a EJUS é dirigida pelo diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda, que preside o Conselho Técnico da EJUS, responsável pela avaliação das propostas de cursos e análise de requerimentos de alunos, entre outras deliberações. A Escola conta, ainda, com dez núcleos regionais, com sede nas Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). 
Ao longo os anos, ampliou-se o escopo educacional para incluir formatos metodológicos variados, tanto presenciais como virtuais: cursos, treinamentos, grupos de estudo, palestras, supervisões técnicas e workshops, muitos deles em parceria com coordenadorias e secretarias do TJSP. A EJUS reconhece a importância de apoiar os servidores em aspectos que ultrapassam o ambiente de trabalho, e, no decorrer do tempo, tornou-se uma aliada na promoção de ações voltadas à saúde, educação financeira, inclusão social, motivação e qualidade de vida.
A experiência revela o sucesso do diferencial da EJUS: o corpo docente formado em sua maioria por servidores e por magistrados, que lecionam amparados pela realidade vivida no TJSP. A integração de práticas modernas e conteúdos relevantes foi uma constante ao longo da jornada da Escola e a instituição segue evoluindo para ofertar formação e aperfeiçoamento de excelência. 
Os vetores para o futuro são, entre outros, o fortalecimento da compreensão de pertencimento ao Tribunal, a busca pelo preenchimento de lacunas do conhecimento jurídico, a melhoria do clima organizacional e da produtividade, a construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo e a ampliação da atuação em áreas temáticas (linguagem, Tecnologia da Informação, ferramentas de gestão de pessoas e do tempo).
 
História
A EJUS foi implantada pela Portaria nº 8.965/14, na gestão do então presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, como um desdobramento do projeto Aulas Magnas, de 2010, e do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), de 2011, desenvolvidos para capacitação e valorização dos servidores. As primeiras gestões estiveram a cargo dos desembargadores Fernando Antonio Maia da Cunha, Antonio Carlos Villen, Francisco Eduardo Loureiro, Luis Francisco Aguilar Cortez e José Maria Câmara Junior.
Até se estabelecer na atual sede, no prédio da rua da Consolação, os trabalhos da EJUS eram promovidos nas dependências do Fórum João Mendes Júnior. Em 4 de setembro de 2018, a Escola inaugurou suas instalações definitivas, passando a ocupar o 8º andar do prédio, contando com auditório, sala dos professores, salas de aula e de informática.
A primeira reunião do Conselho Técnico aconteceu em 10 de abril de 2014 e o evento inaugural foi realizado no mesmo mês, com exposição do professor Nelson Nery Junior sobre o tema “A responsabilidade objetiva no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”. A abertura foi realizada pelo atual diretor da EJUS, desembargador Gilson Miranda, que ressalta a evolução da Escola e o atendimento de uma demanda antiga de aprimoramento funcional em todo o estado. “É uma alegria verificar que os projetos para capacitação de funcionários que iniciamos há quase duas décadas redundaram em uma estrutura como a EJUS, que consegue proporcionar formação continuada, qualificação e valorização para todos os servidores do Judiciário paulista”, frisou, agradecendo os servidores da Escola, palestrantes e demais colaboradores.
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP