Comunicação Social

Notícia

Presidente Ricardo Mair Anafe é agraciado com o título de “Cidadão Paulistano”

Outorga foi na última sexta-feira (24).

 

        Um paulistano que nasceu no Rio de Janeiro. Assim o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, costumava dizer quando perguntavam sobre sua origem. Costumava, verbo no pretérito imperfeito, porque na última sexta-feira (24) ele se tornou oficialmente um paulistano ao ser agraciado com o título de cidadão pela Câmara Municipal de São Paulo. A honraria foi proposta pelo vereador Fabio Riva, em coautoria com o vereador Arnaldo Faria de Sá, que faleceu no último dia 16.

        Ricardo Anafe nasceu na cidade do Rio de Janeiro e a família se mudou para São Paulo quando ele tinha apenas seis meses. O pai, o advogado Mair Anafe, foi convidado para assumir um cargo em uma empresa na capital paulista e, ao lado da esposa, Emília de Souza Anafe, fincaram raízes em terras bandeirantes, local onde criaram o único filho, que cresceu, estudou, se formou e ingressou na Magistratura em 1985, como juiz substituto na 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Passou por diversas comarcas ao longo da carreira e voltou para São Paulo em 1989, como juiz auxiliar. Assumiu a 2ª Vara da Fazenda Pública em 1994, depois se tornou juiz substituto em Segundo Grau, em 2003, e desembargador do TJSP em 2008. Foi eleito presidente da Seção de Direito Público para o biênio 2014/2015, eleito e reeleito para o Órgão Especial em 2016 e 2018. No biênio 2020/2021 foi corregedor-geral da Justiça e chegou à Presidência da Corte, que dirige no biênio 2022/2023.

        Pelos relevantes serviços prestados à cidade de São Paulo – fruto de muito trabalho, dedicação, espírito público e amor – o presidente foi homenageado pela maior cidade do Brasil e quarta maior cidade do mundo, representada por seus 55 vereadores. A sessão solene de entrega do título, no Salão Nobre da Câmara paulistana, contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas, entre elas o prefeito Ricardo Nunes, representantes de instituições, integrantes do Conselho Superior da Magistratura, muitos desembargadores, juízes, servidores e amigos.

        Primeiro a discursar, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Eduardo Tuma, que representou o presidente, cumprimentou o desembargador por sua trajetória. “Essa homenagem é o reconhecimento de uma vida de serviços prestados à sociedade paulistana e paulista, promovendo a Justiça na tentativa de se evitar conflitos ou na solução deles”, afirmou.

        O defensor público-geral, Florisvaldo Antonio Florentino Junior, também falou sobre o trabalho do presidente Ricardo Anafe no Judiciário paulista. “A Câmara Municipal reconhece a trajetória de um homem de elevadíssimo espírito público. Ao longo do tempo, tenho acompanhado seus passos e sou testemunha de que é uma pessoa totalmente democrática e aberta ao diálogo.”

        A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora federal Marisa Santos, disse que o título de cidadão paulistano é destinado a pessoas que atuam de maneira ética e que promovem o desenvolvimento da cidade. “É dessa forma que o desembargador sempre desempenhou suas funções, ao longo de décadas de serviço público. Hoje, se torna um cidadão paulistano, não por nascimento, mas por merecimento reconhecido pela sociedade”, ressaltou.

        O prefeito Ricardo Nunes fez questão de destacar que a Câmara é conhecida como a “Casa do Povo”. “Os vereadores, que são as pessoas que representam o povo paulistano, concederam esse título (...), o maior título que essa casa confere a uma pessoa e que ficará eternizado”, registrou. Ele também contou sobre as vezes que esteve com o presidente do TJSP, algumas delas quando ele ainda exercia o cargo de corregedor, e disse que chamou sua atenção o conhecimento e a capacidade de escutar do homenageado.  “Ele sempre teve sensibilidade para todas as questões que envolvem uma cidade como São Paulo, tão complexa, e fico muito orgulhoso de poder estar aqui, com essa iniciativa.”

        O vereador Fabio Riva, proponente do título e presidente da sessão solene, disse estar honrado por ser o porta-voz da sociedade ao conceder o título. Lembrou, também, do coautor da proposta, vereador Arnaldo Faria de Sá, e falou sobre a importância da honraria e sobre o trabalho do desembargador. “Este é o primeiro título que entrego na minha carreira, e estamos homenageando a pessoa, não o cargo. Esse título não é simplesmente uma placa bonita, mas o reconhecimento da cidade de São Paulo pelo seu trabalho de olhar para o ser humano”, destacou.

        Emocionado, o presidente Ricardo Anafe agradeceu pela homenagem, pela presença de tantos amigos, entre eles dois representantes da Advocacia, o casal Monica e Oreste Laspro. Destacou a deferência feita pelo vereador Fabio Riva, que ali estava acompanhado de sua família, “e isso muito me honra” e pelo vereador Arnaldo Faria de Sá, “que sempre foi um amigo do Poder Judiciário e de todos que integram o sistema de Justiça”. Falou da importância da data, contando um pouco de sua relação com a cidade de São Paulo. “Aqui me eduquei, me criei, fiz faculdade, me formei. Tive grandes alegrias, filhos e netos. E, também, duas grandes tristezas: enterrei meus pais nessa terra.” Falou, ainda, sobre seu trabalho na Justiça. “Sempre me senti um juiz paulista e sempre defendi a Magistratura de São Paulo”, disse. Ao encerrar, enfatizou sua gratidão aos representantes do povo de sua terra, especialmente aos vereadores proponentes. “É um orgulho imenso receber esse título. Muitíssimo obrigado a todos pelo carinho e consideração. Não tenham dúvida: é mais uma responsabilidade, mas nos acostumamos, que acabamos tratando as responsabilidades com muita alegria.”

        Além das personalidades que fizeram uso da palavra, também compuseram a mesa de honra da sessão o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

        Também prestigiaram a entrega do título a desembargadora Ana Luiza Liarte; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o chefe de gabinete do Ministério Público, Fernando Pereira da Silva, representando o PGJ; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado Teixeira Júnior; os secretários municipais Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Justiça), Fabricio Cobra Arbex (Casa Civil) e Marcela Cristina Arruda Nunes (Gestão); a procuradora-geral do Município, Marina Magro Beringhs Martinez; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre eles muitos desembargadores e juízes; integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, juízes assessores da Presidência, secretários do TJSP, militares, civis e amigos do homenageado.

Assista ao vídeo da solenidade. 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA e RS (texto) / KS e PS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP