Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura novas unidades no interior do Estado

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou hoje (20/12) quatro novas varas e um posto avançado de Juizado Especial no interior do Estado. As cidades contempladas são Itapevi (foto), Barueri, Carapicuíba, Avaré e Sertãozinho.  

Itapevi
Às 9h30, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Limongi, inaugurou a 3ª Vara Judicial de Itapevi. O Fórum fica na Estrada do Itaqui, 81.
Estão em andamento na cidade aproximadamente 81 mil processos e, em média, 150 novas ações são protocoladas por dia. O novo cartório, que será coordenado pela juíza Vanessa Vaitekunas, receberá uma distribuição diferenciada de processos das demais unidades por dois anos para igualar o número de ações em andamento.
Trabalham no Fórum de Itapevi cerca de 140 funcionários e uma média de 600 pessoas circulam diariamente pelo local. Itapevi pertence à 52ª Circunscrição Judiciária, que inclui também as cidades de Itapecerica da Serra (sede), Embu-guaçu, Embu, Cotia, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.  

Barueri
A cidade de Barueri passou a contar, a partir de hoje, com um Posto Anexo do Juizado Especial Cível e Criminal no “Ganha Tempo”, que fica na Rua Henrique Mendes Guerra, nº 550. A solenidade de inauguração foi às 11 horas e contou com a presença do presidente Celso Limongi.
O atendimento do posto é uma parceria da Justiça com a Eletropaulo, Embratel, Sabesp, Telefônica e Unibanco. Os consumidores que se sentem lesados por essas empresas procuram o Setor e apresentam suas queixas. A empresa é avisada da reclamação por e-mail e o sistema informatizado agenda uma audiência de conciliação no prazo de 15 dias. Nessa ocasião o problema já pode ser resolvido com acordo entre as partes. Se não houver conciliação a reclamação torna-se um processo.
O sistema tem o objetivo de resolver os conflitos de forma rápida e sem necessidade de ação judicial, evitando a sobrecarga de processos judiciais, que já passam de 7,8 mil em andamento no Juizado de Barueri.
O Posto Anexo do Juizado funcionará das 11h às 19h.  

Carapicuíba
A 2ª Vara Criminal de Carapicuíba foi inaugurada às 15 horas pelo desembargador Limongi. A cerimônia aconteceu no Fórum, que fica na Avenida Desembargador Eduardo Cunha de Abreu, 215 – Vila Municipal.
Antes da nova unidade, Carapicuíba contava com quatro varas judiciais, que recebiam processos das áreas cíveis e criminais. Com a instalação, as varas foram especializadas, passando a ser três cíveis e duas criminais. Aproximadamente 90 mil processos estão em andamento na cidade; 8 mil criminais e 26 mil cíveis.
O juiz Mário Rubens Assumpção Filho coordenará o 2º Ofício Criminal e a juíza diretora do Fórum é Juliana Marques Wendling. Trabalham em Carapicuíba cerca de 300 funcionários.
A cidade pertence à 4ª Circunscrição Judiciária, que inclui também Osasco (sede), Jandira e Barueri.  

Avaré
Também às 15 horas, foi inaugurada a 4ª Vara Judicial de Avaré. O desembargador Antonio Carlos Villen representou o presidente do Tribunal na solenidade. 
O Fórum fica na Praça Dr. Paulo Gomes de Oliveira, 57. Avaré conta hoje com 15,5 mil processos em andamento e uma média de 1,4 mil novas ações dão entrada mensalmente.
A 4ª Vara será coordenada pela juíza Manoela Assef da Silva. Cerca de 130 funcionários trabalham na Justiça local e aproximadamente 300 pessoas circulam pelo Fórum todos os dias. O juiz diretor é Fábio de Souza Pimenta.
Avaré é sede da 24ª Circunscrição Judiciária, que abrange as comarcas de Paranapanema, Itaí, Cerqueira César, Fartura e Taquarituba.  

Sertãozinho
O desembargador José Luís Palma Bisson representou o presidente do TJSP na inauguração da 4ª Vara Judicial de Sertãozinho, às 15 horas. A cerimônia foi no Fórum, localizado na Rua Luís Carlos Prudêncio, nº 100.
Com a nova instalação o objetivo é agilizar o andamento dos mais de 108,5 mil processos em andamento na cidade. A média mensal é de 2 mil novas ações por mês.
Trabalham no Fórum de Sertãozinho cerca de 110 funcionários e aproximadamente 500 pessoas circulam diariamente pelo prédio. A juíza diretora é Rebeca Mendes Batista Mazzo.
Sertãozinho pertence à 41ª Circunscrição Judiciária, que tem como sede Ribeirão Preto, além das cidades de Serrana, Cajuru, Cravinhos, Jardinópolis, Santa Rosa do Viterbo, São Simão e Pontal.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP