Comunicação Social

Notícia

Tribunal abre suas portas neste fim de semana em comemoração à 6ª Primavera dos Museus

        O Palácio da Justiça abrirá neste sábado (29) e domingo (30), das 12 às 17 horas, em comemoração à 6ª Primavera dos Museus, que acontece de 24 a 30 deste mês e envolve mais de 800 museus e outras instituições culturais de todo o país. O tema abordado é Função Social dos Museus.

        A programação do Tribunal de Justiça de São Paulo conta com duas exibições (14 e 16 horas), no final de semana, do documentário A Guerra dos Paulistas que retrata a Revolução Constitucionalista de 1932, em continuidade às comemorações de 80 anos desse acontecimento.

        Os visitantes também terão a oportunidade conhecer um pouco sobre a história e os principais ambientes do Palácio da Justiça durantes as duas visitas monitoradas, às 13 e 15 horas, tanto no sábado como no domingo.

           

        Exposição - O Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça de São Paulo abriga a exposição temporária de painéis fotográficos dos 100 Anos do Teatro Municipal, um dos mais importantes ícones da cultura paulistana. A mostra - fruto da parceria entre o TJSP, a Academia Paulista de Magistrados e a DMP – Dado Macedo Produções Artísticas – permanece até 19 de outubro, das 13 às 18 horas, com entrada gratuita.

        A mostra possui 19 painéis em frente e verso, com relatos históricos e imagens, que são verdadeiras relíquias – muitas inéditas ao público – e conta com registros muito especiais e exclusivos do fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro.

           

        Palácio - O Palácio da Justiça, localizado no coração da capital, foi projetado pelo escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo, em 1911, inaugurado em 1933 e tombado, em 1981, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). O edifício que abriga o Podr Judiciário paulista é considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, ligados aos mais nobres ideais do Direito e da Justiça.


        O estilo - 
O prédio ocupa o quarteirão formado pelas ruas Anita Garibaldi, XI de Agosto e Praça João Mendes. Sua frente é voltada para a Praça da Sé. A elaboração da fachada é da renascença, com ligeiros traços barrocos, características também presentes em outras obras de Ramos de Azevedo como o Teatro e o Mercado Municipal de São Paulo. A fachada é ornamentada com figuras, cariátides e símbolos da Justiça, assim como baixos-relevos de vultos do Direito Brasileiro, esculpidas por Luiz Morrone, autor de obras no Brasil e no exterior. O convite é para subir os 21 degraus, entrar pelo portal da entrada, confeccionado em bronze, que pesa mais de seis mil quilos, e adentrar no Palácio da Justiça. Venha conhecer!

           

        Serviço

        Local: Tribunal de Justiça de SP

        Endereço: Praça da Sé s/n°

        Horário – Das 12 às 17 horas

        Entrada franca

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Divulgação (foto)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP