Comunicação Social

Notícia

Desembargador Benedito Silvério Ribeiro é homenageado em sua última sessão

        O desembargador Benedito Silvério Ribeiro participou hoje (31) de sua última sessão no Tribunal de Justiça de São Paulo. A aposentadoria do magistrado deve ser publicada no próximo dia 9. Os integrantes da 5º Câmara do Direito Privado, da qual o magistrado participa, homenagearam o colega enaltecendo sua carreira e caráter.
        “Conheço-o desde muito tempo, da época em que foi juiz em Campinas e, depois, quando veio para São Paulo. Pude notar sua característica essencial que é a amizade. Todos aqueles que são seus amigos mais próximos sabem que podem contar com sua ajuda”, disse o colega Antonio Carlos Mathias Coltro. Ele ressaltou, ainda, ser o desembargador Benedito Silvério um profundo estudioso do Direito. “O tempo é o único inimigo que nos ataca fugindo...”. E prosseguiu: “embora se aposentando, o desembargador não irá se afastar dos amigos. Desejo que seja tão feliz nas atividades que executar como foi na magistratura. Que Deus o abençoe”, finalizou.       
        “Lamentavelmente Vossa Excelência deixa a magistratura depois de 41 anos. Embora eu esteja aqui há pouco tempo, aprendi muito com sua convivência. Desejo muitas felicidades nessa nova caminhada”, disse o colega José Luiz Mônaco da Silva.
        “Em nome dos advogados, quero dizer que o desembargador Benedito Silvério Ribeiro deixa a magistratura mais não deixará de passar adiante o conhecimento adquirido. Nossas sinceras homenagens e agradecimentos, e esperamos que nos prestigiem com novas obras”, falou o advogado Sérgio Roberto de Niemeyer Salles.
        O juiz substituto em 2º grau, Maury Angelo Bottesini, compareceu à sessão para prestar homenagem ao desembargador que agora se aposenta. "Não integro a Câmara, mas conto com a mão segura do desembargador Benedito; é um privilegio imenso tê-lo como orientador.  Vim aqui para dizer muito obrigado."  
        “Os grandes homens conhecemos pela nobreza de caráter e o desembargador mostrou essa característica, simples, leal e tranquila. Ele jamais impôs autoridade, é realmente um professor; foi um grande magistrado e terá o mesmo brilho em tudo que fizer. Desejo-lhe boa sorte.”  
        “O desembargador Benedito foi meu revisor, pessoa que sabe ensinar sem impor suas ideias. Ele abrilhantará sua carreira como jurista. Foi prazeroso trabalhar com ele”, disse a juíza substituta em 2º grau, Christine Santini. 
        O desembargador Benedito Silvério Ribeiro agradeceu nominalmente a cada um dos colegas e reconheceu a dedicação dos funcionários. Ele recordou sua carreira pelo interior e das dificuldades que enfrentou. ”Durante todo esse tempo na magistratura sempre procurei fazer o melhor, dialogando com os colegas e recebendo os advogados. Eu me considero um homem rico de amigos ao longo desses 41 anos. Fui muito feliz, principalmente nessa 5ª Câmara, de cujo espírito emana Justiça, de acertar e dar a cada um o que é seu. Eu aprendi muito com todos e levarei comigo as melhores lembranças”.       
        A 5ª Câmara de Direito Privado, presidida pelo desembargador José Luiz Mônaco da Silva, é composta pelos desembargadores Antonio Carlos Mathias Coltro, Erickson Gavazza Marques, James Alberto Siano e pela juíza Christine Santini. 
        Trajetória - Benedito Silvério Ribeiro nasceu em 1941 na cidade de Viradouro, interior de São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo no ano de 1966 e ingressou na magistratura em 1970. Ao longo da carreira trabalhou nas comarcas de Presidente Prudente, Jundiaí, Cândido Mota, Porto Feliz, Indaiatuba, Campinas e na capital. Em 1993, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal, hoje extinto. Chegou ao TJSP em 2004.

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP