Comunicação Social

Notícia

Comarca de Piraju prestigia sua 1ª Semana Cultural

        A 1ª Semana Cultural abriu na semana passada, entre os dias 3 e 5, os corredores forenses à população. Exposições de quadros, fotografias e artesanatos de autoria dos funcionários e apresentações musicais de jovens estudantes resgataram um pouco dos 119 anos da história do Fórum. O evento contou com a participação de estudantes, professores, funcionários, advogados, servidores aposentados e da população em geral. 
        Criada principalmente para mobilizar a juventude pirajuense, a Semana Cultural permitiu aos estudantes do ensino médio e fundamental conhecer a história e o funcionamento do Poder Judiciário local. Eles participaram de visitas monitoradas ao salão do júri, salas de audiências, cartórios, juizado especial cível e às celas nas quais os detentos aguardam a realização das audiências e julgamentos. A juíza diretora do fórum, Camile de Lima e Silva Bonilha, proferiu palestra sobre a importância do Judiciário, atribuição dos juizes, necessidade dos auxiliares da Justiça, além de responder às perguntas formuladas por alunos e professores. A magistrada contou que a experiência de abrir as portas do Judiciário ao público foi surpreendente. “Gratificante ver como os funcionários se sentiram valorizados e prestigiados com a iniciativa. Nunca vi um corredor de um fórum tão alegre, foi uma experiência fantástica”, concluiu.
        Na ocasião, foi feita a entrega da galeria com fotografias de funcionários e o resgate da memória fotográfica da comarca. Os servidores aposentados se emocionaram com a homenagem prestada na galeria permanente. 
        Para o funcionário Reinaldo Motta Rodrigues, a experiência da Semana Cultural, melhorou o já agradável ambiente de trabalho no fórum. “Os servidores se sentiram como uma grande família, todos se empenharam para o sucesso, sem que houvesse alteração na rotina de trabalho de nenhum deles”, disse. 
        A apresentação do monólogo do escrevente Flávio Roberto Belkiman comoveu os espectadores com o tema Justiça e Equilíbrio, cuja expressão, ao final da apresentação, foi transformada em Justiça é Equilíbrio. O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Brilha Jesus, da Igreja Presbiteriana Independente de Piraju e por professores do Projeto Guri, cantando musicas clássicas.
        
        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / Divulgação (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP