Comunicação Social

Matérias Especiais

A toga e a corrida seguem o mesmo caminho - juiz maratonista brilha em Chicago

        Correr seis vezes por semana faz parte da rotina do magistrado Iberê de Castro Dias, que trabalha em uma Vara da Infância e da Juventude da Justiça de São Paulo, área delicada que requer muito do juiz.  Ele sempre gostou de esportes, mas foi por conta da saúde que começou a correr e não conseguiu mais parar.

        Em um certo dia do ano de 2003, Iberê trabalhava no fórum, em frente ao computador, quando, de repente, caiu desmaiado. Foi internado (até mesmo na UTI) e, após uma infinidades de exames, nenhum problema foi descoberto. O diagnóstico foi “crise de estresse” e os médicos recomendaram que Iberê “desacelerasse”. Não teve dúvida: tirou o pé do acelerador, no sentido figurado, e botou na esteira de uma academia.

        No início corria devagar, mas foi pegando gosto, pegando velocidade e se apaixonando a cada dia. Resultado: virou um maratonista. Pois é, Iberê em 2010 e 2013 foi o brasileiro com melhor desempenho na Maratona de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos. A prova aconteceu em outubro e seu tempo foi de 2h6'32". O vencedor foi o queniano Denis Kimetto com 2h3'45''. Iberê de Castro também faz bonito no Brasil – já correu mais de cinco vezes a São Silvestre. O melhor tempo dele em meia maratona foi de 1h17'28" e, em 10 km, 35'53".

        O magistrado é um esportista disciplinado. Seis vezes por semana, revezando academia e parque, ele treina entre 40 minutos a 2 horas. Nos finais de semana, investe em treinos mais longos. Haja fôlego!

        O juiz se apaixonou tanto pelo esporte que foi estudar o assunto e acabou virando colunista. Escreve para a revista Runners World, onde orienta corredores amadores que querem performance.  "O tempo é questão de prioridade e atividade física deve ser tratada como uma, deve estar na agenda. Dedique 40 a 45 minutos e faça uma caminhada", essa é a dica de Iberê. Em sua opinião, as pessoas gastam muito tempo na internet ou em frente à televisão e deixam a atividade física de lado. "Tire 20 minutos da TV e 25 daquele tempo que você não faz nada e já dá para fazer uma caminhada. Aprenda a dividir seu tempo. Tudo é questão de prioridade, algo terá que ficar de fora, mas a corrida está incorporada na minha rotina", conta.

 

        Magistratura em sua vida – Filho de dona Aloma e do senhor Antonio (que também tiveram mais dois filhos), Iberê começou a sonhar em se tornar juiz quando era aluno do ensino médio. Não tinha parentes ou amigos juízes. O que despertava seu interesse era a função social da profissão. Foi cursar a faculdade de Direito convicto de qual carreira seguiria. Durante a graduação, chegou a trabalhar em escritório de advocacia, o que serviu para mostrar que realmente era a magistratura que corria em suas veias. Formado pela PUC/SP, turma de 1998, dois anos depois, em 29 de setembro de 2000, ingressou na carreira como juiz em Campinas. Em sua trajetória, trabalhou também em Maracaí, São Manuel, São Paulo, Suzano e Guarulhos.

        Iberê de Castro Dias deixa uma mensagem: “fazer esporte é algo que melhora tudo na sua vida. Você produz mais. Posso dizer, inclusive, que a corrida me ajuda a trabalhar melhor. É um esporte solitário, mas é durante o percurso que penso em soluções para algumas questões do meu trabalho e também da minha vida”.

        Faça como Iberê: invista na saúde e na sua vida!

        
Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro minuto do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que – de alguma forma – realizam atividades que se destacam entre os servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que o diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o projeto “Jus_Social”, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

        
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo pessoal (fotos)

        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP