COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Comesp integra ação de combate à violência contra a mulher no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães

Evento é parte da campanha Agosto Lilás.

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) participou da ação "Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Educar para Prevenir, Combater para Transformar", que aconteceu nos dias 28 e 30/8, no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), na Capital paulista. O evento foi organizado pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), setor vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Comesp e outros órgãos e unidades. O juiz Carlos Eduardo Oliveira de Alencar, da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Central da Capital, esteve presente às atividades do último dia, representando a coordenadora e a vice-coordenadora da Comesp, desembargadoras Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida e Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti.
No primeiro dia, a ação foi destinada aos servidores do fórum e, na quarta-feira (30), as atividades foram estendidas ao público circulante. Em 28/8 houve a exibição de um depoimento em vídeo de uma sobrevivente de feminicídio atendida pelo Cravi e a criação de um painel de post-its coloridos para que as pessoas possam deixar mensagens de apoio e encorajamento às vítimas. No dia 30/8, dezenas de balões de cor lilás foram soltos na área externa do fórum, simbolizando a liberdade e o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. Nos dois dias do evento, a programação incluiu a distribuição de material informativo sobre o tema da violência contra a mulher e sessões de auriculoterapia, destinadas a aliviar desconfortos físicos, dores e estresse. O objetivo central da iniciativa foi sensibilizar o público sobre as diversas formas de violência, incluindo a física, sexual, psicológica, virtual, patrimonial e moral contra as mulheres.
A ação contou, ainda, com a participação do juiz diretor do CJMMG, Hélio Narvaez, e das juízas Danielle Galhano Pereira da Silva (Auxiliar da Capital) e Elaine Cristina Pulcineli Vieira Gonçalves (15ª Vara Criminal Central).

Comunicação Social TJSP – DM (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP