PRIMEIRA INSTÂNCIA

Comunicado

COMUNICADO SPI Nº 32/2010

Composição do pólo ativo e passivo no Sistema SAJ, para cadastro do “inventariante ativo” e do “inventariante passivo” deve ser de acordo com a tabela.

COMUNICADO SPI Nº 32/2010

A Secretaria da Primeira Instância, por determinação da Egrégia Corregedoria Geral da Justiça, COMUNICA aos Diretores dos Ofícios Judiciais e de Distribuição que muito embora o Sistema SAJ contemple a hipótese para cadastro do “inventariante ativo” e do “inventariante passivo”, a composição do pólo ativo e passivo deve ser de acordo com a tabela abaixo:

AÇÕES POLO ATIVO POLO PASSIVO
Alvarás Requerentes Inventariados
Prestação de contas e outras que envolvam a administração do inventariante Requerentes Nome do Inventariante
Demais ações cíveis movidas pelo espólio Inventariados Requeridos
Demais ações cíveis movidas contra espólio Requerentes Inventariados

INFORMA ainda que, o inventariante, se for conhecido e constar da petição poderá ser cadastrado como representante do espólio, mas jamais como integrante do pólo passivo, considerando que o cadastramento envolve o apontamento em certidões.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP