Comitiva chinesa participa de visita monitorada no Palácio da Justiça

Visitas contam história do TJSP e sua sede.

 

        Integrantes do Ministério Público de diversas províncias da China participaram ontem (7) de visita monitorada no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista. A comitiva chinesa, que veio ao Brasil com o objetivo de conhecer o funcionamento da Justiça no Brasil, se programou para visitar diversos órgãos ligados ao Judiciário, como o Ministério Público, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e alguns fóruns paulistas. Na visita ao Palácio da Justiça, a comitiva foi recepcionada pelos desembargadores Ricardo Cintra Torres de Carvalho e Sérgio Seiji Shimura, e guiada pela equipe de Relações Públicas do TJSP.  

        A visita teve início no Salão dos Passos Perdidos, hall de circulação central do Palácio da Justiça que guarda características históricas, como o piso em mármore e as colunas de granito vermelho. Seguindo para o Salão do Júri, o grupo – assistido pelo intérprete – fez muitas perguntas sobre o funcionamento do tribunal popular, devido às muitas diferenças entre as Justiças brasileira e chinesa. A próxima parada foi a recém-restaurada "Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior", localizada no quarto andar, que abriga exposição de acervo raro da Corte bandeirante.

        Parada obrigatória de todos que visitam a sede do TJSP, o Salão Nobre "Ministro Manoel da Costa Manso" foi apresentado ao grupo, que elogiou a beleza e a conservação da sala nominada em homenagem ao desembargador que ocupou o cargo de presidente da Corte entre 1931 e 1933. Além de conhecerem a história do Tribunal de Justiça de São Paulo e do icônico Palácio, ao sair do salão nobre, os visitantes puderam acompanhar uma sessão de julgamento e ver, de perto, a atuação dos desembargadores paulistas.

        Antes de finalizar a visita, o grupo se reuniu para uma breve exposição feita pelos desembargadores Ricardo Cintra e Sérgio Shimura sobre temas importantes que constituem a lei brasileira, o papel do Judiciário federal e estadual, as diferenças entre Promotoria e Procuradoria no Ministério Público e também responderam a dúvidas dos convidados. Em seguida, os visitantes receberam lembranças da Corte paulista e presentearam os desembargadores que os recepcionaram em nome do TJSP.

        Ao se despedir dos chineses, o desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho agradeceu a visita. “Acredito que os países precisam conversar mais entre si. Nós aprendemos muito com os senhores e esperamos que tenham aprendido conosco e que esta visita à nossa Corte tenha sido muito proveitosa. Estamos muito felizes por virem até nós.”

        Representados pela procuradora-geral e vice-diretora do Ministério Público Federal da China, Wang Li, participaram da visita 15 procuradores, integrantes do Ministério Público de várias províncias da China, como Saihan e Beijing.

 

        Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail