Revolução Constitucionalista homenageada com música e poesia no Museu do TJSP

Evento contou com apresentação da Camerata da Polícia Militar.

 

        Para relembrar e homenagear o 87º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (11) evento cultural composto por apresentações musical e literária no Museu da Corte, sediado no Palacete Conde de Sarzedas. Assista aqui.

        A Camerata da Polícia Militar, composta pelos músicos Soldado Paié (1º violino), Cabo Medeiros (2º violino), Cabo Isaías (viola), Cabo Leme (violoncelo) e Cabo Arão (contrabaixo), sob a regência do maestro 2º Sargento Isael, entoou clássicos como Minueto, de J.S. Bach; Humoreske, de Dvorak; Fibra de Herói, de Guerra Peixe; St. Paul’s Suíte, de Gustav Holst; Arrival of Queen of Sheba, de Handel; Amadeus, de Mozart; Rondó, de Henry Purcell e, para finalizar o concerto, a marcha Paris Belfort, de Antonin Xavier Farigoul, que se tornou o hino da Revolução de 1932.

        Além da apresentação musical, os servidores e desembargadores puderam prestigiar declamação de poemas de Guilherme de Almeida, pai da revolução Constitucionalista, e de Paulo Bomfim, o príncipe dos poetas, lidos por Pedro Paulo Penna Trindade, diretor e membro do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, incluindo o texto de Paulo Bomfim “Eu te Amo São Paulo”.

        Ao final do evento, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho, representando a Corte paulista, parabenizou o coordenador do Museu, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, pelo trabalho à frente da instituição, e os músicos da Camerata da Polícia Militar, que resgataram um pouco da memória do Estado. “O que ouvimos hoje me fez lembrar do nosso poeta Paulo Bomfim, de Guilherme de Almeida e de todo o nosso passado, que devemos cultuar. Quando se resgata o 9 de Julho, queremos resgatar as melhores tradições do povo paulista. O Tribunal de Justiça de São Paulo teve uma participação muito forte nesta data - sabemos que pelo menos sete dos nossos contemporâneos participaram desse movimento revolucionário, como o desembargador Atugasmin Medici Filho”, relembrou o vice-presidente.

        Prestigiaram o evento os desembargadores Maria Cristina Zucchi, Luiz Fernando Salles Rossi, Luiz Toloza Neto, João Batista Silvério da Silva e Alexandre Alves Lazzarini; o presidente do Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), José Carlos Bruno; servidores da Justiça e público em geral.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP